Home Futebol Haaland perde moral e vira ‘problema’ para o Manchester City

Haaland perde moral e vira ‘problema’ para o Manchester City

Badalado centroavante norueguês atravessa mau momento na equipe inglesa comandada pelo técnico Pep Guardiola

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Haaland, centroavante do Manchester City (Divulgação/X Manchester City)

Haaland, centroavante do Manchester City (Divulgação/X Manchester City)

Segundo melhor jogador do mundo conforme a Fifa no prêmio The Best em janeiro, Erling Haaland vem enfrentando uma queda de produção em 2024. O centroavante do Manchester City amarga uma recente seca de gols nos últimos jogos da temporada.

Conforme levantamento do colunista Rafael Reis do UOL, o norueguês de 23 anos teve uma redução drástica em sua média de gols nos últimos nove jogos. Foram apenas duas vezes em que Haaland balançou as redes pelos Citizens, resultando no cálculo de 0,22 gol/jogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O número é bastante inferior à marca do início da temporada do camisa 9. Ao todo, foram 29 gols nos 30 primeiros jogos realizados pelo atacante pelo Manchester City. A média no período foi de quase um gol por partida, mais precisamente 0,97.

O jornalista do UOL acredita que a má fase atual de Haaland ligue um alerta de que o centroavante não integra as características do jogo coletivo implementado por Guardiola, algo despercebido em virtude da fama de artilheiro do norueguês com a camisa do Manchester City.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Um reflexo do momento ruim de Haaland ocorreu no confronto diante do Real Madrid pela Uefa Champions League, em que não conseguiu impedir a eliminação da equipe britânica.

O camisa 9 foi bem marcado pelo zagueiro alemão Rüdiger, não conseguindo marcar diante da equipe espanhola nos dois jogos, sendo criticado pelos torcedores do Manchester City na partida de volta em Etihad Stadium. Tanto que foi substituído por Guardiola na prorrogação, mesmo sendo o cobrador oficial de pênaltis.

“Haaland parece jogador de quarta divisão”

O estilo de jogo de Haaland foi bastante contestado pelo ex-jogador Roy Keane, consagrado pelo rival Manchester United. “Na frente do gol, é o melhor do mundo. Mas seu jogo geral, para um jogador desse nível, é muito ruim. Ele parece um jogador da League Two [quarta divisão inglesa]”, avaliou o comentarista irlandês.

PUBLICIDADE

O próximo compromisso do Manchester City é pela Premier League, diante do Brighton fora de casa hoje (25) às 16h (horário de Brasília). Haaland está fora do jogo devido a uma lesão muscular.

Os Citizens estão na terceira colocação do Campeonato Inglês com 73 pontos, quatro atrás do líder Arsenal e a um do segundo colocado Liverpool. Mas o time de Pep Guardiola tem dois jogos a menos com relação aos rivais.

PUBLICIDADE
Better Collective