O Athletic Bilbao vai ter mais uma chance de levantar o troféu da Copa do Rei. Neste sábado (6), o time basco enfrenta o Mallorca. A final está marcada para começar às 17h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico La Cartuja, em Sevilla. A equipe treinada por Ernesto Valverde é, teoricamente, a favorita.
Primeiro porque eliminou adversários importantes como Barcelona e Atlético de Madrid, na caminhada até a decisão. Além disso, está melhor posicionada, no Campeonato Espanhol. O comandante, entretanto, pensa diferente.
“Não sei se é uma final para se apontar um favorito, mas levando em consideração os adversários que eliminamos, é compreensível. Mas quando o juiz apitar, isso não significa nada. É necessário lutar em campo”, declarou Valverde.
A escalação está praticamente definida. Segundo o noticiário espanhol, o Athletic Bilbao deve iniciar a partida com: Agirrezabala; De Marcos, Paredes, Vivian, Yuri; Prados, Ruiz de Galarreta; Iñaki Williams, Sancet, Nico Williams; Guruzeta.
Histórico em finais
O Athletic Bilbao não vence a Copa do Rei desde a temporada 1983/1984. Desde então, disputou seis finais. O atacante Iker Muniain esteve presente cinco delas.
Revelado nas categorias de base do clube, o jogador de 31 está confiante de que, desta vez, o final vai ser diferente para o único time que defendeu na carreira.
“Estou sentindo sensações muito boas. O time está numa excelente fase e queremos aproveitar. A Copa do Rei é um título importante a todos. É minha quinta final. Até hoje, não tive a sensação de vencê-la”, recordou.
Muniain também falou sobre superstições para o título. “Não vou tocar na taça. Não acredito que seja algo relevante. Eu joguei quatro finais. Em três delas, eu não toquei. E em uma, eu toquei. Perdi todas”, relatou.
A decisão vai ser transmitida pelo canal televisivo ESPN e pelo aplicativo online Star+.
Veja a campanha do Athletic Bilbao até a final da Copa do Rei
- Atlético de Madrid (semifinal): vitórias por 1 a 0 e 3 a 0
- Barcelona (quartas de final): vitória por 4 a 2, na prorrogação
- Alavés (oitavas de final): 2 a 0
- Eibar (1/16 avos): 3 a 0
- Cayón (2ª fase): 3 a 0
- UE Rubí (1ª fase): 2 a 1