Crise financeira faz com que Paramount tente cancelar contrato da Copa Libertadores e Sul-Americana
Plataforma de streaming é uma das detentoras dos direitos das transmissões das competições continentais da Conmebol
Plataforma de streaming é uma das detentoras dos direitos das transmissões das competições continentais da Conmebol
As transmissões da Libertadores e da Copa Sul-Americana podem sofrer modificações no futuro. Conforme informações divulgadas pelo jornalista Gabriel Vaquer, da seção F5 da Folha de São Paulo, a Paramount passa por dificuldades financeiras e tenta comercializar as suas operações.
Diante dos problemas, a plataforma norte-americana busca romper o contrato que o streaming possui com a Conmebol dos direitos das transmissões da Libertadores e da Copa Sul-Americana para a América Latina. A Paramount é uma das detentoras das competições desde o ano passado e assinou o vínculo até 2026.
A empresa é a segunda na fila das prioridades para as escolhas de jogos e costuma exibir com exclusividade confrontos de clubes como Atlético-MG, Botafogo, Grêmio e Internacional.
De acordo com Gabriel Vaquer, a Paramount atravessa um período complicado, com o retorno financeiro sendo abaixo do esperado, ainda que o streaming esteja honrando os pagamentos à Conmebol.
A plataforma estaria lucrando com os torneios da entidade sul-americana somente no Brasil e na Argentina. Contudo, a adesão menor nos demais países do continente acarreta prejuízo para a empresa na América Latina.
Paramount teve déficit bilionário em 2023
Há duas possibilidades listadas por Vaquer para a resolução do problema. A primeira é a devolução dos direitos referentes aos demais países, permanecendo com as operações somente no Brasil e na Argentina.
A segunda é considerada a ideal pela Paramount, que é transferir os jogos para outros grupos de mídia ou até mesmo abrir mão dos direitos juntos à Conmebol, que buscaria outra empresa para a exibição das partidas correspondentes.
Nos balanços divulgados pela Paramount para acionistas, a plataforma de streaming empresa norte-americana amargou um prejuízo de US$ 1,6 bilhão (R$ 8,2 bilhões, na conversão atual) no ano passado.
A empresa conta em sua equipe esportiva com nomes como João Guilherme, Nivaldo Prieto, Paulo Vinícius Coelho e Alê Xavier, contratados no início do projeto em 2023. Posteriormente, outros profissionais seriam incorporados às transmissões da plataforma, como Jorge Nicola, Maurício Noriega, Marília Ruiz e Luiz Ademar.