Home Futebol O que o Corinthians precisa para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão na 4ª rodada

O que o Corinthians precisa para deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão na 4ª rodada

Timão tem um início muito ruim de Campeonato Brasileiro e os torcedores já começam a se preocupar com o rebaixamento

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
António Oliveira em treino do Timão (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

António Oliveira em treino do Timão (Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Na tarde deste domingo (28), o Corinthians volta a campo pelo Brasileirão Série A, competição em que o time não está em uma situação confortável.

Tudo bem que é apenas a quarta rodada, mas o Timão teve um início muito ruim. Até agora, ainda não venceu e nem marcou gols. Com isso, o Alvinegro já inicia a competição na zona de rebaixamento, algo que chegou a assombrar os torcedores na última temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, o Corinthians quer sair logo da zona de rebaixamento e afastar esse fantasma de vez. Se começar a competição muito mal, pode não conseguir reverter a situação lá na frente.

Então, para o Timão já sair do Z4 nesta rodada, não é uma missão muito difícil, já que a competição ainda está no início.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiro de tudo, o Alvinegro precisa vencer o Fluminense. O jogo acontece amanhã (28), às 16h, na Neo Química Arena.

Vale destacar que o Corinthians está há duas posições de sair da zona de rebaixamento (18º). Então, precisa ultrapassar pelo menos duas equipes para isso acontecer.

Se ele vencer, vai à quatro pontos. Então, para ultrapassar em pontos, sem precisar de saldo de gols, precisaria que dois times, entre Vasco, São Paulo, Criciúma e Vitória, percam os seus jogos.

PUBLICIDADE

Caso esses times vençam os seus jogos, ainda assim a chance do Timão deixar o Z4 é grande. Há vários times com quatro pontos, que poderiam perder e ser ultrapassado no saldo de gols: Fortaleza, Bahia, Fluminense, Palmeiras, Cruzeiro e Juventude.

PUBLICIDADE

Vale destacar que um deles é o Fluminense, adversário do Alvinegro. Se o Corinthians vencer por dois gols de diferença, ultrapassa o clube carioca no saldo. Nesse cenário, precisaria ultrapassar apenas mais um entre esses times. De forma direta, uma vitória simples do Corinthians e uma derrota simples de Cruzeiro e Juventude já coloca o Timão na frente deles pelo saldo de gols.

A parte de baixo da tabela do Brasileirão Série A

10º Fluminense – 4 pontos (0 de saldo)
11º Palmeiras – 4 pontos (0 de saldo)
12º Cruzeiro – 4 pontos (-2 de saldo)
13º Juventude – 4 pontos (-2 de saldo)
14º São Paulo – 3 pontos (1 de saldo)
15º – Vasco – 3 pontos (-1 de saldo)
16º Criciúma – 2 pontos (0 de saldo)
17º – Vitória – 1 ponto (-1 de saldo)
18º – Corinthians – 1 ponto (-3 de saldo)
19º – Atlético-GO – 0 pontos (-5 de saldo)
20º Cuiabá – 0 pontos (-5 de saldo)

Temporada ruim do Corinthians preocupa

O risco de rebaixamento do Timão talvez não seja nem pelo início ruim no campeonato, já que ainda restam 35 rodadas para se recuperar. O que deixa os torcedores preocupados é que a temporada toda não tem sido boa.

No Paulistão, o time correu risco de rebaixamento e nem avançou ao mata-mata. Com isso, a participação na próxima Copa do Brasil ainda não está garantida.

PUBLICIDADE

Na Sul-Americana, o Timão conseguiu apenas uma vitória e corre sérios riscos de não classificar para a próxima fase. Na última rodada, perdeu para os reservas do Argentinos Juniors.

Por fim, no Brasileirão, além de não ter vencido nenhum jogo, ainda sequer marcou gol. São três jogos em branco. Se contarmos todas as competições, já são quatro partidas seguidas sem balançar as redes.

Better Collective