O narrador e apresentador do SBT entende que o ex-atacante do São Paulo é um jogador pouco valorizado pelo torcedor
Um dos grandes nomes da narração esportiva no Brasil é Cleber Machado, que deixou a Globo recentemente e agora atua no SBT, também como apresentador do “Arena”.
Cleber Machado esteve no podcast “Boppismo”, onde falou sobre a sua carreira e sobre futebol em geral. Durante o papo, Cleber foi perguntado sobre um jogador que ele acha que é subestimado. Ou seja, que deveria ser mais valorizado do que é.
O narrador, então, citou Careca, ex-atacante do São Paulo, Napoli e seleção brasileira. Na opinião de Cleber Machado, Careca está no mesmo nível de Romário e Ronaldo.
“Quem viu, sabe que ele é craque. Um dia eu entrevistei o Romário e o Romário falou que ele jogou muito, que é o Careca, campeão Brasileiro pelo Guarani, pelo São Paulo, fez dupla de ataque com o Maradona no Napoli, jogou duas Copas do Mundo… o Careca era um jogador, para o meu gosto, no nível de Romário e Ronaldo, não tenho dúvida nenhuma. Para o meu gosto, Ronaldo, Romário e Careca estão no mesmo nível”.
“Em algumas coisas o Romário é melhor, em outras o Careca é melhor, em outras o Ronaldo… mas eu acho que ele está no mesmo nível que esses caras, na mesma prateleira, senta na mesma mesa. Há um nível de jogador que você não consegue dizer quem é melhor e quem é pior, vai muito de gosto”, opinou Cleber Machado.
Mais jogador que Cristiano Ronaldo
Em seguida, Cleber Machado segue elogiando Careca e diz que ele foi mais jogador que Cristiano Ronaldo. Porém, o português acabou sendo mais atleta e por isso se tornou um dos maiores atacantes da história, com diversos recordes quebrados.
“Quem jogou mais: Cristiano Ronaldo ou Careca? Se eu falar que foi o Careca, vai chover cara dizendo que eu sou louco, mas eu acho que o Careca jogou mais que o Cristiano Ronaldo. Agora, o Cristiano Ronaldo, obviamente, é um dos maiores atacantes de todos os tempos. Ele ta entre os 10 maiores atacantes de todos os tempos. O cara é artilheiro do Real Madrid, artilheiro da Champions, faz gol de bicicleta da marca do pênalti… é claro que ele é fenomenal. Mas ele é muito mais um atleta do que um jogador de futebol. Lógico, ele é um grande jogador de futebol, que espertamente e profissionalmente virou um grande atleta”, disse.
Veja o que Cleber Machado falou na íntegra:
Carreira de Careca
Careca foi um dos principais jogadores brasileiros dos anos 80 e 90. Revelado pelo Guarani, o atacante foi campeão Brasileiro pelo clube do interior em 1978.
Em 1983, foi para o São Paulo, onde ganhou ainda mais projeção, vencendo também o Campeonato Brasileiro pelo Tricolor. Em 1987, foi para o Napoli, que era um dos principais times da Europa na época. Por lá, foi campeão Italiano e campeão da Liga Europa.
Em 1994, teve também uma boa passagem pelo Kashiwa Reysol, do Japão. Depois, já em fim de carreira, teve uma passagem pelo Santos, Campinas e São José, onde pendurou as chuteiras.
Pela seleção brasileira, Careca disputou as Copas do Mundo de 1986 e 1990. Foi campeão da Copa América de 1989.