Dificuldade para encontrar lar permanente deve levar à mudança do time para Salt Lake City
Após anos de discussão para a construção de uma nova arena, o Arizona Coyotes aparentemente está pronto para sair da cidade de Phoenix. Segundo reportagem da ESPN, confirmada pela PHNX Sports, os jogadores da equipe foram informados nesta sexta-feira (12) que a franquia está de mudança para o estado de Utah.
De acordo com os relatos, o general manager do time, Bill Armstrong, se reuniu com os atletas antes da vitória por 3 a 2 sobre o Edmonton Oilers para lhes dar a notícia, que já estava pairando no ar nos últimos dias.
Após o jogo, o técnico Andre Tourigny comentou brevemente sobre como o time está enfrentando esta situação: “Na primeira vez que o boato surgiu, não administramos bem e demos um tiro no pé, com uma sequência de 14 derrotas consecutivas. Nossos caras estão mostrando quanto orgulho eles têm, quanto eles se importam um com o outro e o quanto eles querem ter sucesso juntos. É legal sentir isso, é legal vê-los torcendo um pelo outro e seguindo na mesma direção.”
Segundo a ESPN, a NHL já está trabalhando na venda dos Coyotes para Ryan e Ashley Smith, donos do Utah Jazz da NBA, para que a mudança já aconteça na próxima temporada. Com isso, o time jogaria no Delta Center, casa dos Jazz. No entanto, a liga pediu que mudanças sejam feitas para que o local possa receber jogos de hóquei.
Com a negociação em andamento, espera-se que o anúncio oficial da venda (que deve girar em torno de 1.3 bilhões de dólares) e da mudança aconteça após o fim da temporada regular da NHL, que acaba em 18 de abril.
Salt Lake City também parece já estar se preparando para receber uma equipe da NHL. O governo do estado aprovou recentemente uma emenda para reformas em um bairro central da cidade para comportar mais opções de entretenimento.
A ideia é que os jogadores e todo o staff do Arizona Coyotes também visitem Salt Lake após o fim da temporada para que eles já possam ir se aclimatando com a cidade e as novas instalações do time.
O atual dono da franquia, Alex Meruelo, ainda está na concorrência por um grande lote de terras em Phoenix. Na última semana, a equipe divulgou imagens para uma nova arena, que ficaria pronta em 2027, caso ela vença o leilão em junho. Hoje o time joga de forma provisória no campus da universidade de Arizona State, em uma arena com cinco mil lugares. Como a NHL está cética de que tais planos deem certo, a venda e a mudança do time para Utah são iminentes.
The wait is finally over!
Introducing the new arena that the Coyotes plan to build in North Phoenix off of Scottsdale Road & the 101 freeway. #YotesForever
For More Info: https://t.co/PzpKDqasMr pic.twitter.com/B3S6cjleA3
— Arizona Coyotes (@ArizonaCoyotes) April 5, 2024
A liga, no entanto, gosta de ter um time no Arizona (um mercado em expansão nos Estados Unidos), e por isso ela não descarta ter uma nova franquia no estado em um futuro próximo. Segundo as fontes da ESPN, a NHL está deixando a porta aberta para que Meruelo tenha prioridade para ser o dono deste futuro time.