Steam e Epic podem chegar ao Xbox, diz Phil Spencer
Chefão da Xbox acredita que as lojas online como Steam e Epic podem um dia se tornar parte do console, assim como funcionam para PC
Vislumbrando um saturado mercado de consoles, atualmente Xbox parece procurar saídas para democratizar o acesso aos títulos de jogos, estratégia que, ao que parece, pode englobar as consolidadas Steam e Epic, além da loja oficial.
Em entrevista ao site Polygon durante a Game Developer Conference (GDC), o CEO da Microsoft Gaming Phil Spencer falou sobre o momento atual do mercado de jogos, e também sobre seu desejo de incorporar outras lojas eletrônicas ao Xbox, fazendo-as ir além do serviço já conhecido para PC.
Em determinado trecho da entrevista, o repórter comenta:
Spencer mencionou suas frustrações com ecossistemas fechados, então pedimos clareza. Ele poderia realmente ver um futuro em que lojas como Itch.io e Epic Games Store existissem no Xbox? Era apenas uma questão de descobrir montanhas de papelada para chegar lá?
No que ele obteve a seguinte resposta do chefão de Xbox:
“Sim”, disse Spencer. “[Considere] nossa história como a empresa Windows. Ninguém piscaria duas vezes se eu dissesse: ‘Ei, quando você está usando um PC, você pode decidir o tipo de experiência que você tem [escolhendo onde comprar jogos]. Há um valor real nisso.” Spencer acredita que os jogadores de console também se beneficiariam dessa liberdade – e o mesmo aconteceria com fabricantes de consoles como a Microsoft.
Além dessa possibilidade Phil Spencer tem aventado um possível lançamento de um portátil com a marca Xbox, assim como a empresa tem se esforçado para oferecer alguns de seus jogos exclusivos a outros consoles concorrentes, como Nintendo Switch e PlayStation.
A Game Developers Conference aconteceu entre os dias 18 e 22 de março no Moscone Center, em São Francisco, Califórnia, EUA.
Leia também: BGS lança segundo livro de cosplays gamers; saiba como ler grátis