O portal “Gol Del Corazón” divulgou a lista dos maiores clubes do mundo e sete brasileiros apareceram no top-35. O SPFC superou os rivais nacionais, foi eleito o número 1 do Brasil e ficou em 16º do mundo.
O Palmeiras (19) é o segundo clube brasileiro na lista, seguido de Flamengo (21), Corinthians (22), Santos (24), Grêmio (31) e Internacional (32), respectivamente. Ainda no cenário sul-americano, River Plate e Boca Juniors, ambos da Argentina, são os dois melhores colocados do continente, em oitavo e nono no ranking.
Quem lidera a lista no cenário mundial é o Real Madrid, com o Barcelona, Bayern de Munique, Manchester United e Liverpool fechando o top-5.
O portal explicou como foi feita a eleição: “Com uma equipe de analistas de grandes dados, estadistas e projetistas analíticos analisamos as maiores equipes do futebol”; confira o ranking:
Outros brasileiros no ranking
O Brasil teve mais alguns representantes: Cruzeiro (44), Atlético-MG (45), Vasco da Gama (52), Fluminense (56), Botafogo (78), Athletico Paranaense (88) e Bahia (127) também foram mencionados.
Revista britânica indica maiores clubes do mundo
Recentemente, a revista FourFourTwo também fez uma eleição dos maiores clubes do mundo. Em ordem, apenas Flamengo (24), Corinthians (25) e SPFC (28) foram citados entre os brasileiros, todos eles atrás dos argentinos Boca Juniors (20) e River Plate (21).
O top-10 geral ficou assim: Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Bayern de Munique, Liverpool, Juventus, Milan, Manchester City, Chelsea e Inter de Milão.
Maior campeão da Champions League, o Real é praticamente unanimidade em rankings desse tipo. Barcelona, Bayern e os gigantes de Itália e Inglaterra geralmente brigam pelo top-5. Neste caso, Manchester City e Chelsea, que começaram a ganhar títulos de peso neste século, ficaram no top-10.