
Taça do Brasileirão Série A (Lucas Figueiredo/CBF)
O tradicional calendário do futebol brasileiro é preenchido, no início dos anos, por 16 datas para Estaduais, que quase não se cruzam com as principais competições do país, enquanto em 2024 o início do Brasileirão vai se chocar com a fase de grupos da Copa Libertadores. O apresentador do Grupo Globo, André Rizek, lembrou que com isso, no Brasileirão Série A, vários clubes devem começar a disputa com times reservas.
Em seu X (antigo Twitter), André Rizek questionou a CBF e disse que os Estaduais, pouco valorizados – até mesmo financeiramente – são disputados “com toda calma”, enquanto Libertadores e Brasileirão se chocam e devem colocar equipes com escalações mistas em campo no torneio de pontos corridos.
Estaduais terão finais chocando com início da Copa Libertadores
Vale destacar que alguns times podem começar até mesmo a Copa Libertadores da América com times reservas, já que as finais dos Estaduais vão se chocar com a rodada de estreia do torneio continental.
O Flamengo, por exemplo, é um clube que pode passar por isso, já que disputa a final do Campeonato Carioca contra o Nova Iguaçu nos dias 30 de março e 7 de abril. Em meio a isso, no dia 2 de abril, viaja a Bogotá para enfrentar o Millonarios, da Colômbia, na primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América.
No Paulistão, por exemplo, o Palmeiras é mais um clube que pode recorrer a um time misto, já que também está envolvido nas fases de mata-mata e pode chegar à final. A equipe pega o Novorizontino na semi, no Allianz Parque.