PVC pede mudança drástica para evitar gramados esburacados: “Investimento”
Comentarista chamou a atenção para mais uma turnê no Brasil, o que deve fazer com que estádios sejam tomados por shows
O comentarista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, utilizou sua coluna no UOL Esporte para chamar a atenção sobre os gramados do futebol brasileiro. Ele falou sobre a turnê dos irmâos Caetano Veloso e Maria Bethânia, que deve passar por estádios do país, para comentar sobre o tratamento dos pisos onde se pratica o esporte.
Ele fez uma ligação entre os gramados sintéticos e os gramados naturais ruins, que sofrem com os palcos montados durante o ano.
“A agenda divulgada da magnífica turnê de Caetano Veloso e Maria Bethânia serve apenas como exemplo da necessidade de adaptação dos estádios a esta realidade. Não se trata de não proibir gramados sintéticos, mas de entender como cuidar de gramados naturais”, disse PVC, que seguiu com a comparação:
“De modo a não colocá-los na categoria de esburacados, como hoje são Maracanã, Castelão, Arena do Grêmio, Fonte Nova, Arena MRV e, em menor escala, neste ano, o Mineirão.”
Mas como ter gramados naturais em bom estado? PVC sugere gramado retrátil
O Real Madrid e o Schalke 04 são dois clubes que possuem estádios com gramados retrátis, ou seja, pisos que saem para que palcos ou eventos sejam montados nos locais.
Para PVC, isso será uma solução a longo prazo no Brasil para que os gramados naturais possam ser mantidos em bom nível. Segundo ele, o Palmeiras pode passar por isso no Allianz Parque.
“É óbvio que a melhor solução sempre será ter campos naturais. A questão é o prazo para isso e a possibilidade de ter bons campos de jogo, convivendo com espetáculos musicais. No Parque Antarctica, já se pensa em uma solução tecnológica, para o dia em que se necessite abandonar o sintético”, apontou PVC.
“Por exemplo, reproduzir o que se faz em Gelsenkirchen ou Santiago Bernabéu. Se o palco tem de subir, o gramado pode sair. É uma solução que exigirá investimento e tecnologia. E que pode ser necessária a todos os estádios com shows.”
PVC fez então o apelo para que todos os estádios que se disponham a receber shows “sejam Santiago Bernabéu”, ou seja, que façam o investimento para ter um bom tapete para o futebol.
“A médio prazo, todos os estádios que abrigarem shows precisarão ser Santiago Bernabéu. Se o palco entra, o gramado sai para tomar sol”, apontou o comentarista, que concluiu:
“Os campos sintéticos podem ser substituídos a médio prazo. Os esburacados têm de sair de cena também. É urgente!”