Mundial de Clubes de 2025 tem 21 clubes confirmados; veja a lista
Ainda restam 11 vagas para o novo formato da competição da Fifa; confira os 21 times que jogarão o torneio no ano que vem
Com a eliminação do Napoli na Uefa Champions League ontem (12), a Juventus se tornou o 21º time classificado para o Mundial de Clubes da Fifa no ano que vem. A equipe de Turim se garantiu pelo ranking definido pela entidade, que leva em conta o desempenho nos continentes entre 2021 e 2024.
A Velha Senhora se torna o décimo time da Europa confirmado na competição, restando duas vagas para o Velho Continente. Entre os times brasileiros, participarão do torneio Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os últimos campeões da Libertadores. 11 vagas ainda estão em aberto para o novo Mundial de Clubes da Fifa. Uma delas será para quem erguer a taça do principal campeonato da Conmebol em 2024.
Veja os 21 times que estarão no Mundial de Clubes 2025
- Palmeiras
- Flamengo
- Fluminense
- Chelsea
- Real Madrid
- Manchester City
- Bayern de Munique
- Borussia Dortmund
- PSG
- Porto
- Benfica
- Internazionale
- Juventus
- Al-Hilal
- Urawa Reds
- Al-Ahly
- Wydad Casablanca
- Monterrey
- Seattle Sounders
- León
- Auckland City
O Mundial de Clubes estreará um novo formato em 2025, sendo disputado por 32 clubes que serão divididos em oito grupos com quatro times cada.
Num formato semelhante à Copa do Mundo, os dois classificados de cada chave passam para as oitavas de final, disputando as fases eliminatórias em jogos únicos até a decisão. O novo torneio da Fifa acontecerá nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025.
Copa Intercontinental começará no fim do ano
Já o Mundial de Clubes nos moldes atuais será substituído pela Copa Intercontinental. Já garantido na decisão, o campeão da Uefa Champions League da temporada 2023/24 irá encarar o vencedor nas disputas eliminatórias entre as confederações.
Ou seja, o vitorioso na Libertadores terá que jogar as fases preliminares contra os campeões de outros continentes para chegar à decisão diante dos europeus.
O representante da Conmebol disputará a segunda fase dos playoffs contra o adversário da Concacaf, na casa de uma das equipes. O mando de campo será definido por sorteio pela Fifa, com os mandantes se alternando a cada temporada. A final está prevista para 18 de dezembro de 2024, em campo neutro.