Narrador gaúcho fala sobre sua experiência de narrar um dos clássicos mais importantes do futebol brasileiro
Considerado por muitos torcedores um dos maiores clássicos do mundo, Grêmio x Internacional, o popular Gre-Nal, tem suas peculiaridades até para os profissionais da mídia esportiva. Marco de Vargas, narrador gaúcho da TV Cultura, abriu o jogo sobre como é trabalhar em uma partida tão “quente”.
“Não é algo bom de narrar. É um jogo muito picotado com muita falta e para demais. Para o narrador, o bom é um jogo fluido. Sempre sai um gol de bola parada que fica difícil para você contextualizar, depois.”, analisou Marco em entrevista ao Futeboteco.
Na mesma oportunidade, de Vargas contou que gremistas e colorados cobram os narradores pelo desempenho na transmissão.
“Os caras ficam cronometrando se foi um segundo a mais na hora do gol de um ou de outro, as pessoas já pressupõem para quem você torce”, finalizou.
Quem é Marco de Vargas
Antes de trabalhar na TV, Marco de Vargas começou no rádio, com destaque para sua passagem na Rádio Gaúcha. Na televisão, entrou para o esporte em 2006 para narrar partidas do Campeonato Gaúcho e de clubes do Rio Grande do Sul no Brasileirão Séries A e B pelo SporTV e Premiere.
Ficou no atual Grupo Globo até 2011, quando assinou com a Fox Sports. No conglomerado norte-americano trabalhou em partidas da Libertadores e Sul-Americana, principalmente. Em 2020, não teve seu contrato renovado com a fusão ESPN/Fox Sports.
Chegou para trabalhar em São Paulo na TV Cultura onde cobre, atualmente, a Europa League, Bundesliga e o Paulistão A2. Mas na TV estatal paulista seu evento de estreia foi a Fórmula E.
Além disso, participou da equipe da Record TV na transmissão do Paulistão de 2022 com comentários do ex-jogador Muller e do ex-árbitro Renato Marsiglia.
Grêmio x Internacional ao longo da história
O primeiro clássico Grêmio x Internacional aconteceu em 1909 e terminou com vitória Tricolor por 10 a 0. Mas, oficialmente, o primeiro confronto se deu em 1911 e terminou com triunfo gremista, também, por 10 a 1.
Esse placar é o maior já registrado de maneira oficial até hoje. No momento, foram disputados 441 Gre-Nais, com 162 vitórias coloradas, 141 tricolores, 138 empates e 1175 gols marcados.