Manchester City x Arsenal tem confronto dos antigos parceiros Guardiola e Arteta
O treinador dos gunners foi auxiliar de Pep no início de sua passagem pelos citizens e agora é a maior ameaça à hegemonia na Premier League
No próximo domingo (31/03), Manchester City e Arsenal se enfrentam em um jogo decisivo pela Premier League. Os dois clubes estão brigando pela liderança da competição, assim como o Liverpool e o novo primeiro colocado pode surgir em caso de vitória no confronto.
O curioso sobre o confronto é a relação entre os técnicos. Uma das maiores mentes no futebol mundial nas últimas duas décadas, Pep Guardiola fez muitos discípulos no esporte e um deles é justamente Mikel Arteta.
Arteta foi assistente de Guardiola logo após se aposentar dos gramados, em 2016. Eles trabalharam três anos e meio juntos no Manchester City antes de o atual técnico do Arsenal receber a proposta dos gunners e assumir o cargo, em dezembro de 2019.
Na temporada passada os dois se enfrentaram até a reta final da Premier League, com o Arsenal liderando durante praticamente todo o ano, porém, permitindo que o rival tomasse a primeira colocação nos últimos jogos, para a imensa frustração dos torcedores e jogadores.
Um dos motivos de o Arsenal ter sido ultrapassado foi justamente a dificuldade contra o Manchester City. Nos dois jogos entre Arteta e Guardiola, duas vitórias do mestre sobre o aprendiz, inclusive com direito a uma goleada por 4 a 1.
Já nesta temporada, a situação é oposta, no confronto pelo primeiro turno, vitória dos gunners por 1 a 0, com gol marcado por Gabriel Martinelli.
Vitória sobre o Manchester City pode colocar Arsenal em vantagem
O confronto deste domingo será a chance definitiva para Arteta superar seu antigo mentar e abrir uma vantagem importante sobre o rival na briga pelo título inglês, buscando quebrar assim um jejum que já dura 20 anos.
No momento, os gunners lideram a competição com 64 pontos, tendo um a mais do que o Manchester City, com 63. Entre eles, o Liverpool busca a liderança, possuindo os mesmos 64 do Arsenal.