Um dos grandes ídolos da história do SPFC, Diego Lugano foi o convidado de número 10 do canal boppismo, no YouTube. O ex-zagueiro relembrou momentos marcantes com a camisa do Tricolor como os títulos da Libertadores e Mundial de Clubes. Na ocasião, comandado por Paulo Autuori, que assumiu repentinamente o trabalho deixado por Emerson Leão e deu conta do recado.
Para Lugano, Autuori era o principal técnico do futebol brasileiro naquela época, não havia outro mais inteligente e, o mais importante sabia como poucos conduzir um elenco.
“Na época era o treinador brasileiro mais preparado. Sem dúvidas. Era o único brasileiro que você aprendia sobre tática e estratégia. Hoje você tem mais informação sobre jogo e tudo mais, mas na época sem dúvida era um treinador de poucas palavras que encontrava soluções em cada situação”, recorda Lugano.
“Era disparado no Brasil o treinador mais preparado, além de um grande gestor. Um cara inteligente, elegante, vencedor, perfil SPFC”, acrescenta.
Avesso ao esquema 3-5-2, Autuori se viu obrigado a manter o sistema do time pela falta de tempo hábil em modificar a forma de jogar.
“Quando cheguei ao São Paulo, o time jogava com três zagueiros. Particularmente, não gosto deste esquema. Não haveria tempo hábil de implementar um novo sistema. A necessidade me fez seguir com ele”, explicou o técnico em entrevista ao The Coaches Voice.
Após o título do Mundial de Clubes, Autuori acumulou passagens no Athletico, Grêmio e Vasco, retornou ao São Paulo, virou diretor e retornou como técnico no Botafogo. Desde então, realizou trabalhos de menos destaque. Atualmente é diretor técnico do Cruzeiro, onde é considerado um dos maiores ídolos da história.
Lugano elege os melhores times do Brasileirão Série A
Em debate no programa ESPN F90, Lugano apontou as equipes que se destacam atualmente no futebol brasileiro. Na sua visão, o SPFC possui um elenco melhor que o do Palmeiras, mas perde ainda no onze contra onze.
“No elenco geral, em opções, hoje eu vejo o São Paulo com mais opções do que o Palmeiras. No onze titular, não. O Palmeiras ainda é melhor. No onze titular, o Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG são melhores”, analisou.