Leverkusen vira sobre o Qarabag, evita zebra histórica e avança na Europa League
Time do Azerbaijão chegou a abrir 2x0 sobre o Bayer, mas ficou com um jogador a menos e acabou cedendo a derrota nos acréscimos
A quinta-feira (14) quase teve uma zebra histórica na Europa League. Após empatar por 2×2 contra o Bayer Leverkusen no jogo de ida, no Azarbaijão, o Qarabag foi à Alemanha e parecia fazer o “impossível” na temporada: vencia o time de Xabi Alonso por 2×0. Entretanto, com um jogador a menos, cedeu a virada nos acréscimos e perdeu por 3×2. A sensação germânica acumulava 37 partidas de invencibilidade.
O primeiro tempo teve muitas chances para os dois lados, especialmente para os donos da casa, que começaram o duelo com uma verdadeira “blitz”. O placar facilmente poderia ter sido inaugurado antes do intervalo.
A segunda etapa foi eletrizante. Após jogada pela direita, Zoubir recebeu cruzamento e cabeceou para o gol. Poucos minutos depois de abrir o placar, Cafarquliyev matou um contra-ataque e recebeu o amarelo. Após revisão do VAR, o juiz optou por trocar a cor do cartão e deu o vermelho. Mesmo com a desvantagem numérica, o time do Azerbaijão ampliou a diferença. Novamente pela direita, o brasileiro Juninho recebeu na marca do pênalti e desviou para o fundo das redes. O Bayer ainda descontou com Frimpong, que bateu de primeira depois de cruzamento de Grimaldo. Nos acréscimos, Patrik Schick aproveitou o passe do “garçom” Grimaldo e deixou tudo igual. Com o empate, a decisão parecia cada vez mais próxima da prorrogação. Entretanto, Palacio achou Shick no segundo pau para, de cabeça, decretar a virada e garantir a classificação do Leverkusen.
Com o resultado, o Bayer está nas quartas de final da Europa League. O próximo adversário será definido nesta sexta-feira (15), após sorteio realizado pela Uefa.
Antes de pensar no mata-mata europeu, os comandados por Xabi Alonso voltam as atenções à Bundesliga. No domingo (17), às 11h30, a equipe visita o Freiburg. O time segue na liderança do Campeonato Alemão com 67 pontos, 10 à frente do 2º colocado, Bayern de Munique.
O Qarabag volta para casa após ficar perto de fazer história. No Campeonato do Azerbaijão, o clube se encontra na 1ª posição de forma isolada, com 63 pontos. O vice, Sumqayit, vem bem atrás, com 39.