Atrás do modesto Girona na tabela do campeonato espanhol, o Barça agora terá de mostar agilidade e muita capacidade de negociação para manter os dois portugueses na equipe
O Barcelona trouxe a dupla lusitana João Félix e João Cancelo por empréstimo. A ideia de Xavi, que não continuará no comando da equipe ao final da temporada, era fortalecer suas linhas na defesa e no ataque.
João Félix foi emprestado pelo Atlético de Madrid, concorrente na La Liga; Cancelo, pelo Manchester City, da Premier League. Agora, ambos estão na mira do Barcelona para uma estadia mais prolongada.
No entanto, as negociações para assegurar a permanência desses atletas prometem ser complexas, segundo o site SoccerNews.
Com opções de compra estipuladas nos contratos — 30 milhões de euros para Cancelo e uma cifra perto de 80 milhões de euros para Félix —, o desembolso necessário para o Barcelona concretizar essas aquisições é astronômico.
No entanto, em razão da delicada situação econômica do Barcelona, arcar com tais montantes é uma proeza fora do alcance do clube catalão da La Liga no momento.
Persiste, assim, a expectativa de que Atlético de Madrid e Manchester City possam flexibilizar as condições ou considerar prorrogar os empréstimos dos jogadores.
A permanência de Cancelo e Félix no Camp Nou pode ter de passar pela via de novos acordos de empréstimo. O ponto positivo é que os jogadores têm um desejo recíproco de continuar vestindo a camisa do Barcelona, atualmente na terceira posição de LaLiga.
O cenário aponta para uma janela de transferências no meio do ano repleta de acordos complexos, onde a capacidade financeira do clube e principalmente sua habilidade nas mesas de negociações definirão o sucesso, ou fracasso, dessas operações.
Enquanto isso, o Barcelona tem chance de assumir a vice-liderança da La Liga nesta sexta (8). A equipe blaugrana encara o Mallorca, às 17 horas (de Brasília), no Camp Nou. Se vencer, o Barça ultrapassa e joga pressão para o Girona, que enfrenta o Osasuna neste sábado (9).