
Botafogo classificado para a Libertadores (Vitor Silva / Botafogo)
O comentarista Juca Kfouri questionou, em sua coluna do UOL Esporte, a razão de Tite quando o treinador do Flamengo disse que os clubes cariocas estão à frente do restante do Brasil. Isso logo após o Botafogo confirmar a vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores ao derrubar o paulista Red Bull Bragantino.
Para Juca Kfouri, é uma prova de que os clubes cariocas são protagonistas, tendo o maior número de brasileiros na competição continental.
“Dos sete clubes brasileiros que jogarão a fase de grupos da Libertadores, três são do Rio: Botafogo, Flamengo e Fluminense (…) Para botar lenha na fogueira das vaidades bairristas da sempre ridícula e antiga questão entre Rio e São Paulo, o Vasco prevaleceu sobre o Água Santa na Copa do Brasil e o Botafogo superou o Bragantino na Libertadores”, escreveu Juca Kfouri, que seguiu ao questionar:
“Estava certo Tite ao dizer que o Carioquinha é mais forte que o Paulistinha? Pelo menos no que diz respeito aos grandes?”
Botafogo está na Libertadores
O Botafogo venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1 no jogo de ida, no Nilton Santos, com dois gols de Junior Santos. Na volta, precisava de apenas um empate para garantir a vaga.
E foi o que ocorreu em Bragança Paulista. O Botafogo teve Damián Suárez expulso, mas minutos depois abriu o marcador no Nabi Abi Chedid com gol, de novo, de Junior Santos. O Bragantino chegou igualar o marcador aos 41 minutos da etapa final com Thalisson. Porém, não foi suficiente e o Botafogo confirmou a vaga na fase de grupos da Libertadores.
Antes de derrubar o Red Bull Bragantino, o Botafogo havia eliminado o Aurora, da Bolívia, na fase prévia anterior da Libertadores. O placar agregado dos confrontos foi de 7 a 1.