PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Mídia Esportiva Jornalistas lamentam morte de Marco Antônio Pereira: “Um dos grandes narradores do Brasil”

Jornalistas lamentam morte de Marco Antônio Pereira: “Um dos grandes narradores do Brasil”

Locutor esportivo faleceu neste fim de semana, aos 67 anos; radialista havia realizado uma cirurgia cardíaca depois de sofrer um infarto

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Narrador Marco Antônio Pereira (Divulgação)

Narrador Marco Antônio Pereira (Divulgação)

O rádio brasileiro perdeu Marco Antônio Pereira. O narrador de 67 anos faleceu neste domingo (17), mas a causa da morte não foi divulgada. Há duas semanas, o locutor esportivo, com passagem pelas principais emissoras de rádio do Rio Grande do Sul, se submeteu a um cateterismo depois de sofrer um infarto.

Neste domingo (17), Marco Antônio Pereira recebeu diversas homenagens de colegas da imprensa esportiva com quem trabalhou. Ex-companheiro de Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin exaltou o radialista. “Perdemos um dos grandes narradores de futebol do Rio Grande do Sul e do Brasil”, escreveu em sua coluna no site GZH.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Durante a jornada esportiva de Juventude x Internacional em seu canal no YouTube, Fabiano Baldasso repercutiu a morte de Marco Antônio Pereira.

“Viajamos muito pelo Brasil e pelo mundo inteiro cobrindo jogos da dupla Gre-Nal, ele como narrador e eu como repórter. É muito triste saber da passagem do Marco Antônio Pereira, um dos maiores narradores da história deste Estado. Uma das figuras mais importantes da narração esportiva que esse país teve nos últimos 30, 40 anos”, enalteceu Baldasso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Narrador do SBT, Luiz Alano lamentou a partida do amigo na plataforma X. “Marcão foi o cara que me deu a mais calorosa boas vindas quando fui contratado pela Rádio Gaúcha!”, recordou.

Comentarista do Jogo Aberto da Band, Chico Garcia também dedicou uma mensagem para Marco Antônio Pereira no antigo Twitter. “Poxa, Marcão! Quantas jornadas fizemos juntos. Figura das mais carismáticas do rádio, adorava uma galhofa, narrava muito, estilo clássico, fez história por onde passou. Obrigado por tantos momentos!”, publicou.

PUBLICIDADE

Em seu Instagram, Farid Germano Filho lembrou de quando trabalhava com Marco Antônio Pereira. “Professor Marcão. Fizemos centenas de viagens juntos. Dono de coração gigantesco. Meu conselheiro e do meu filho Gabriel. Na Venezuela quase nos perdemos, no Chile fizemos uma transmissão histórica e heróica”, recordou o jornalista gremista, que foi colega do narrador por mais de 20 anos na Rádio Gaúcha.

O jornalista Nando Gross foi mais um a repercutir a partida do radialista. “A morte do Marcão é pra destruir com a gente. Mais de três décadas de parceria, Band, Gaúcha e Guaíba, muitas viagens e duas Copas do Mundo juntos. Trocamos mensagens na quinta-feira, o foco era a recuperação, já estava em casa. Inacreditável!”, lamentou.

O jornalista e advogado Andrei Kampff prestou suas condolências. “Voz grave e limpa. Ritmo certo. Craque do microfone. Tive o privilégio de aprender com ele como ouvinte – que na infância e adolescência tinha o rádio como companheiro – e como companheiro de trabalho”, escreveu.

Alexandre Praetzel, do Grupo Bandeirantes, também lhe dedicou palavras. “Foi um prazer trabalhar por oito anos com Marco Antônio Pereira. Grandes transmissões e a cobertura espetacular do Pré-Olímpico de 2000, juntos por 40 dias, em Londrina. Foi uma honra!”, postou.

Grêmio e Internacional homenagearam Marco Antônio Pereira

Os perfis oficiais dos dois principais clubes do Rio Grande do Sul prestaram seus tributos a Marco Antônio Pereira. O Internacional recordou sua narração para o gol de Giuliano contra o Estudiantes, na campanha do bicampeonato da Libertadores de 2010. “Tua voz está eternizada na memória da torcida colorada”, dedicou o perfil colorado.

Marco Antônio Pereira confessou ser torcedor do Grêmio no ano passado. O Tricolor Gaúcho publicou uma nota de pesar em seu site oficial. “Marcão contou pelas ondas do rádio de forma vibrante, genuína e com toque de descontração, muitas das grandes conquistas do Tricolor nas últimas décadas. Anos depois, assumiu sua torcida e identificação com o Grêmio”, diz trecho do texto.

Atualmente, o narrador trabalhava na Rádio Mais Independência, em São Leopoldo, e também atuava para o canal do YouTube do jornalista gremista Alex Bagé. “Vai com Deus, Marcão. Mas, não precisava ser agora. Falamos ontem ainda, gordão”, lamentou Bagé, que rotulou Marco Antônio Pereira como a “grife da narração esportiva brasileira”.

O último jogo transmitido por Marco Antônio Pereira foi a goleada do Grêmio por 4 a 1 sobre o Guarany de Bagé, em 2 de março. Repórter do canal de Alex Bagé no YouTube, Eduardo Picão publicou o corte com o último gol narrado por Marcão, marcado de falta por Diego Costa na Arena do Grêmio.

Better Collective