Erik ten Hag está bem cotado para deixar o cargo no Manchester United. Mesmo com a grande vitória sobre o Liverpool por 4 a 3 pelas quartas de final da Copa da Inglaterra no domingo (17), o treinador holandês amarga uma temporada com números fracos, de 21 vitórias em 40 jogos, além de 16 empates e três derrotas.
Na sexta colocação da Premier League a 17 pontos do líder Arsenal, os red devils ainda ficaram na lanterna de seu grupo na Uefa Champions League, sequer se classificando para a Liga Europa.
Diante dos resultados abaixo do esperado, é grande a possibilidade de demissão de Ten Hag no meio do ano. De acordo com o jornal britânico Daily Star, o novo acionista do Manchester United, Sir Jim Ratcliffe, pretende trocar a comissão técnica em Old Trafford.
A mesma publicação aponta um favorito para uma eventual substituição a Ten Hag. Atual técnico da seleção inglesa, Gareth Southgate terá seu contrato se encerrando em dezembro junto à Federação Inglesa de Futebol (FA).
A multa rescisória do treinador no English Team é de 800 mil libras (cerca de 411 milhões de reais, na cotação atual). O treinador de 53 anos irá enfrentar a seleção brasileira em amistoso no sábado (23), em Wembley.
Mourinho e Guardiola especulados na Inglaterra
Diante de uma eventual saída de Southgate, a edição online do tabloide britânico The Sun aponta sete técnicos que podem assumir a seleção da Inglaterra.
O primeiro nome é Graham Potter, que está sem clube desde o ano passado quando deixou o Chelsea. O treinador recusou propostas do Lyon, do Leicester e da seleção sueca. O segundo é Eddie Howe, que vem se destacando no Newcastle.
O experiente José Mourinho é mais um citado, com o português aguardando propostas após sair da Roma em janeiro. Pep Guardiola é mais um técnico especulado pelo The Sun.
Uma mulher figura na lista do periódico. Sarina Wiegman levou a seleção inglesa feminina a conquistar o campeonato europeu em 2022. Porém, ela renovou com o escrete até 2027.
Outro nome na relação, Lee Carsley foi o técnico que substituiu Southgate na seleção sub-21 da Inglaterra. Por fim, o ex-capitão do English Team, Steven Gerrard, foi lembrado. Atualmente, o ex-meia dirige o Al-Ettifaq, da Arábia Saudita.