O basquete das Olimpíadas ganhou mais “cara” na tarde desta terça-feira (19). Em sorteio realizado em Mies, na Suíça, os grupos do masculino e do feminino foram definidos.
Vale lembrar que nem todas as vagas do masculino já foram preenchidas. As três chaves aguardam as seleções que ainda brigam pelo passaporte aos Jogos através do Pré-Olímpico.
Assim, o Grupo A será formado por Austrália e Canadá, além dos vencedores do Pré-Olímpico de Pireu, na Grécia, disputado por Croácia, Egito, Eslovênia, Grécia, Nova Zelândia, e República Dominicana; e do Pré-Olímpico de Valência, disputado por Angola, Bahamas, Espanha, Finlândia, Líbano e Polônia.
O Grupo B conta com Alemanha, França e Japão, que esperam pelo campeão do Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, cobiçado por Brasil, Camarões, Filipinas, Geórgia, Letônia e Montenegro.
Por fim, o Grupo C tem Estados Unidos, Sérvia e Sudão do Sul, além do vencedor do Pré-Olímpico de San Juan, em Porto Rico, disputado por Bahrein, Costa do Marfim, Itália, Lituânia, México e Porto Rico.
Resta saber quais astros da NBA realmente irão para as Olimpíadas. Muitos optam por não participar dos Jogos de olho na pré-temporada de suas equipes. Entretanto, muito se tem especulado que estrelas como LeBron James, Kevin Durant e Stephen Curry planejam uma última participação nos Jogos. Jayson Tatum e Joel Embiid também estariam interessados em atuar em Paris. Todos esses craques estão na pré-lista do Dream Team. Os convocados terão pela frente o atual campeão da liga, o sérvio Nikola Jokic.
O basquete masculino está previsto para começar em 27 de julho, com a final marcada para 10 de agosto.
Grupos do basquete feminino nas Olimpíadas
O Grupo A é composto por China, Espanha, Porto Rico e Sérvia. O B conta com Austrália, Canadá, França e Nigéria, enquanto o C tem Alemanha, Bélgica, Estados Unidos e Japão. A disputa está agenda para iniciar no dia 29 de julho, com a grande decisão sendo realizada no dia 11 de agosto.
Formato do basquete nas Olimpíadas
Tanto o masculino quanto o feminino serão divididos em três grupos, com um total de 12 seleções. As duas melhores de cada chave avançam automaticamente para as quartas de final, além dos dois 3º colocados com melhor campanha. Assim, o mata-mata é realizado até a final e a disputa pela medalha de bronze.