De La Cruz e Renato Augusto são faces diferentes de uma mesma moeda: os dois jogadores representam bem o impacto que uma transferência entre clubes causa nas redes sociais. O primeiro, contratado pelo Flamengo, ganhou mais de meio milhão de seguidores no Instagram ao trocar o River Plate, da Argentina, pelo clube rubro-negro.
Já o segundo, um dos principais reforços do Fluminense para a temporada 2024, perdeu mais de 60 mil seguidores ao deixar o Corinthians, onde é ídolo.
Levantamento inédito do Torcedores.com mapeou 95 jogadores que trocaram de clube no futebol brasileiro na atual janela de transferências, cujo encerramento está marcado para a próxima quinta-feira (7).
O estudo comparou o número de seguidores estimado no Instagram em dezembro de 2023, mês anterior ao da abertura da janela, com os números registrados no último dia 29 e revela quem foi mais afetado pela mudança de ares na carreira, seja para o bem ou para o mal.
Os mais impactados positivamente
Uma consequência esperada durante a troca de clube é o ganho de seguidores, especialmente quando o jogador deixa uma equipe com menor expressão rumo a outro com uma base de torcedores maior.
Os reforços de Flamengo e Corinthians, os dois times mais populares do país, foram os mais impactados positivamente nas redes sociais com a ida para os novos clubes. De La Cruz foi quem mais ganhou seguidores, de acordo com o levantamento: 509 mil.
Mas o jogador já tinha uma base robusta, de mais de um milhão de seguidores, herança dos tempos de River Plate, clube de massa na Argentina e rival histórico do Boca Juniors.
O segundo jogador que mais ganhou corpo no Instagram nesta janela de transferências é um caso bem diferente. Raniele foi contratado pelo Corinthians e ganhou 463 mil seguidores.
Antes da transferência, enquanto ainda era jogador do Cuiabá, somava pouco mais de 13 mil. Com a transferência para o Timão e o crescimento na rede social, o volante pode agora fazer da sua conta no Instagram uma fonte de renda extra.
Outro protagonista na janela de transferências que viu sua conta no Instagram ser impactada pela troca de clube foi Ferreirinha. O atacante deixou o Grêmio e passou a defender o São Paulo.
Apesar de ter sido uma mudança entre dois gigantes do futebol brasileiro, o jogador assumiu outro status no Morumbi: ganhou cerca de 311 mil seguidores.
Quem mais encolheu na rede social
O contrário também é de se esperar: jogadores que trocam um time de massa por outro menor também tendem a perder seguidores. O levantamento revela que mesmo jogadores que trocam uma equipe com número grande de torcedores por outra, podem ver a rede social encolher como consequência da mudança.
Entre os que mais perderam seguidores, estão dois nomes de peso do Corinthians em tempos passados. Gil e Renato Augusto deixaram o time do Parque São Jorge rumo a Santos e Fluminense, respectivamente.
E mesmo sendo jogadores com história no Corinthians (o segundo é considerado ídolo por muitos torcedores), viram a conta no Instagram encolher em mais de 60 mil seguidores.
A troca de um rival para o outro também não costuma passar em branco, com efeitos mais negativos do que positivos. Pablo, do Flamengo, viu seu perfil encolher depois que fechou com o Botafogo.
Caso ainda mais emblemático foi o de Caio Paulista, que deixou o São Paulo, onde era considerado jogador importante no elenco, para ser reserva no Palmeiras. A perda de seguidores foi de cerca de 58 mil.