Há um mês, João Fonseca ainda cogitava seguir a carreira de tênis universitário nos Estados Unidos. Entretanto, uma grande participação no Rio Open fez com que o jovem tenista mudasse de ideia e se decidisse por continuar no caminho do esporte profissional. Após boas participações recentes, o carioca carimbou mais um bom resultado no Challenger de Assunção.
João Fonseca vence Luz e avança em Challenger
Nesta sexta-feira (22), a torcida brasileira teve que dividir as atenções entre João Fonseca e Orlando Luz. A partida foi vencida pelo jovem carioca, que fez uma virada surpreendente depois de parciais 3/6, 7/6 e 6/2 em Assunção. O jogo carimbou a ida do brasileiro para a semifinal do Challenger contra Roman Burruchaga, argentino que atualmente está colocado na 157ª posição.
Fonseca mostrou não apenas bom tênis na partida, se não resiliência, salvando dois match-points de Orlando Luz no tie-break e com uma partida de 2h24 min. Neste sábado (23), às 17h20 (de Brasília), entrará em quadra buscando a primeira final a nível challenger na carreira. Procurando garantir uma premiação maior e alavancar seu ranking, como tem feito recentemente.
O compatriota Orlando Luz foi vice-campeão do ATP 250 de Santiago há algumas semanas e é o 371º do ranking de simples, trinta postos atrás de João Fonseca. O tenista brasileiro entrou no profissional neste ano e já subiu mais de 300 posições com a chegada às quartas de final do Rio Open e procura continuar ganhando espaço no esporte profissional.
Aos 17 anos e atualmente número 341 do mundo, igualou o resultado da sua melhor campanha na carreira em um Challenger chegando à semifinal em Assunção. Além disso, João Fonseca garantiu uma premiação de US$ 80 mil, aproximadamente R$ 450 mil.