Grêmio supera o Caxias novamente e avança à final do Gauchão
Com dois gols, Diego Costa brilhou em vitória do Tricolor Gaúcho na Arena; rival na decisão será o Juventude, que eliminou o Internacional
Com bom futebol no primeiro tempo, o Grêmio bateu o Caxias por 3 a 2 na noite desta terça-feira (26), na Arena, e garantiu a classificação à final do Gauchão. Diego Costa (duas vezes) e Cristaldo fizeram os gols tricolores. Vitor Feijão e Tomas Bastos descontaram para o Grená. O jogo de ida no estádio Centenário terminou com vitória do Imortal (2 a 1).
Nos dois próximos sábados, Grêmio x Juventude decidirão o título do Gaúcho. O Tricolor terá o mando de campo no duelo decisivo.
Grêmio constrói vitória no primeiro tempo
O Grêmio teve dificuldades nos minutos iniciais em penetrar na forte marcação adversária. Precisando ao menos de uma vitória magra para forçar a disputa por pênaltis, o Caxias teve a primeiras chance para abrir o placar. Aos nove, Gabriel Silva disparou forte chute de fora da área. A bola passou perto da trave de Caíque.
Aos poucos, o Grêmio foi impondo o ritmo intenso e conseguiu abrir o placar aos 20. Pavón recebeu na direita e fez o cruzamento rasteiro. Diego Costa se esticou todo e mandou para o gol.
O Tricolor Gaúcho seguiu no ataque e só não fez 2 a 0 aos 22 porque Fabian Volpi fez defesa espetacular em cabeçada de Rodrigo Ely.
Sete minutos depois, o goleiro nada pôde fazer. Em rápido contra-ataque, Gustavo Nunes recebeu de Diego Costa e deu passe açucarado para Cristaldo bater com categoria para ampliar o placar.
O jogo ficou fácil para o Grêmio, que ampliou aos 39. João Pedro avançou pela direita e cruzou na medida para Diego Costa matar no peito e disparar chute para o gol: 3 a 0!
Aos 48, o Tricolor Gaúcho ficou com um jogador a menos após Mayk ser expulso por erguer demais o pé e acertar o rosto de Álvaro, Renato Gaúcho ficou bastante irritado com a atitude do lateral-esquerdo que será desfalque no primeiro jogo da final do Gauchão.
Caxias reage tarde no segundo tempo
Mesmo com um a menos, o Grêmio voltou para o segundo tempo mantendo a posse de bola no campo ofensivo. Mas foi o Caxias quem balançou as redes aos 13. Após cobrança de escanteio de Tomas Bastos, a bola desviou na marcação, Caíque espalmou de leve e no rebote, Vitor Feijão empurrou para o gol.
O Grená se empolgou e tentou reduzir ainda mais o prejuízo. Aos 22, Tomas Bastos cobrou falta e Caíque espalmou. Aos 32, mais uma grande oportunidade, desta vez com Vitor Feijão pegando rebote e mandando chute pela rede do lado de fora.
O segundo gol do Caxias estava amadurecendo e veio aos 36 com Tomas Bastos pegando rebote de Caíque.
O time visitante seguiu em cima e só não deixou tudo igual aos 38 porque Caíque fez boa defesa em chute de Barba.
A pressão adversária nos minutos finais foi enorme, mas o Grêmio conseguiu segurar a vitória e a consequente classificação à decisão. Até com o empate, a equipe carimbaria o passaporte.