Líder de audiência e protagonista nos esportes na tv brasileira, a Globo teve que lidar nos últimos anos com as saídas de duas lendas da narração: Galvão Bueno e Cleber Machado. O primeiro citado ficou 41 anos na emissora e foi a voz dos grandes eventos, em especial a Copa do Mundo. Já o segundo passou 35 anos na empresa, sendo sempre um dos principais nomes.
Depois da saída dos dois, naturalmente a Globo teve que mirar em novos narradores e passou por um processo de renovação. Everaldo Marques, que fez história na ESPN, foi contratado ainda em 2020 e logo assumiu grande importância sendo a voz de diversos esportes, principalmente nas Olímpiadas de 2021. Jovens profissionais, como André Felipe, Dênis Medeiros, Natalia Lara e Isabelly Morais, foram algumas das aquisições recentes.
Nesta terça-feira (5), Paulo Andrade, conhecido como a “voz da Premier League” no Brasil, foi mais um a deixar a ESPN e fechar com o Grupo Globo. Com isso, a emissora carioca reforça ainda mais um time que conta com narradores consagrados como Luis Roberto, Milton Leite, Gustavo Villani, Renata Silveira e Luiz Carlos Jr.
Allan Simon, jornalista especialista em mídia esportiva, analisou no Uol as mudanças na líder de audiência: “A Globo vive um momento de se encontrar após duas baixas vividas na virada de 2022 para 2023 (Galvão e Cleber)”, disse ele, que considerou um equívoco a demissão de Cleber: “Não se tira um narrador de primeira prateleira ao mesmo tempo em que você também deixa de contar com o maior nome do país na função (Galvão)”, destacou.
Com os direitos de transmissões de diversas competições em suas plataformas, a Globo acerta com mais um grande nome. Brasileirão, Libertadores, Copa do Brasil, Olímpiadas, Copa América, Eurocopa e Copa do Mundo são alguns dos produtos da empresa.
Galvão Bueno e Cleber Machado pós-Globo
Considerado por muitos o maior narrador da história do Brasil, Galvão passou a se dedicar ao seu canal no YouTube depois de deixar a Globo. Ele entrevistou grandes personalidades e fez a transmissão do jogo da seleção brasileira contra o Marrocos, em março do ano passado.
Já Cleber Machado teve novas experiências e narrou a final do Paulistão 2023 na Record, em embate entre Palmeiras x Água Santa. Ele foi a voz de jogos da Copa do Brasil na Amazon e, mais recentemente, fechou com o SBT.