
Taça do Mundial de Clubes vencido pelo Palmeiras (Divulgação/Site oficial/Palmeiras
Nesta sexta-feira (01), o Palmeiras recebeu pela primeira vez a ATA juramentada traduzida em português da Fifa, onde a entidade reconhece a Copa Rio de 1951, vencida pelo Verdão, como primeiro Mundial de Clubes.
A ATA oficial com esse reconhecimento foi feita em 2014. Ela foi entregue, então, durante um evento que contou com o ex-ministro dos Esportes, Aldo Rabelo, além de dirigentes e ex-jogadores do clube.
Vale destacar que o que aconteceu nesta sexta (01) não foi um novo reconhecimento e sim uma tradução oficial para o português da ATA de uma reunião que aconteceu há dez anos.
Esse documento que reconhece o Palmeiras como campeão Mundial foi assinado por Jerôme Valcke, então secretário-geral da Fifa. Ele foi assinado em um encontro que contou com vários dirigentes da entidade.
Porém, só agora que o Palmeiras recebeu este documento traduzido de forma oficial.
Sobre a Copa Rio de 51
A Copa Rio de 1951 foi o primeiro grande torneio entre clubes com âmbito mundial. Na época, o torneio aconteceu como uma espécie de “Copa do Mundo de clubes”.
O torneio, então, reuniu grandes clubes de diversos países do mundo. A Copa do Mundo de 1950 teve importância na escolha dos clubes e da sede. Vale destacar que, na época, não existia torneios continentais, como Libertadores e Champions League.
A competição contou com fase de grupos primeiro. Depois, na final, o Palmeiras derrotou a Juventus, da Itália, em dois jogos. Na ida, venceu por 1 a 0, enquanto na volta, empatou por 2 a 2, para um público de mais de 100 mil pessoas.
Próximo compromisso do Palmeiras
O Palmeiras volta a campo neste domingo (03), às 20h, contra o São Paulo, em clássico que acontece no Morumbis, pela 11ª rodada do Paulistão.
Já classificado para o mata-mata, o Verdão busca terminar em primeiro lugar geral, o que daria vantagem para decidir em casa em todas as eliminatórias.