A vitória do Fenerbahçe sobre o Trabzonspor, por 3 a 2, ficou marcada por cenas lamentáveis de violência dentro do estádio Papara Park, no último domingo (17). Enquanto os jogadores comemoravam o triunfo, um grupo de torcedores invadiu o gramado para agredir os atletas. O ato fez com que o Fenerbahçe avaliasse a sua permanência no Campeonato Turco.
“Se for necessário, iremos para uma liga inferior. Quando tomámos esta decisão, a despromoção para uma liga inferior já está em causa. Em vez de morrermos todos os dias, morreremos num dia. Temos de salvar o nosso futuro”, iniciou o presidente do clube.
“Se nos tratam como um clube marginalizado deste país, temos de determinar o nosso próprio futuro. Isto é muito claro, não se trata de chantagem ou ameaça”, completou.
A Federação de Futebol da Turquia avaliou o incidente e compartilhou um comunicado onde prometeu punição para todos os envolvidos.
“Estamos em comunicação com nossos representantes e funcionários do governo. O que aconteceu nunca é aceitável no futebol, que é um jogo de amizade, paz e fraternidade. Para evitar que esses incidentes se repitam, ninguém deve ter dúvidas de que, uma vez concluídas as investigações, serão impostas as sanções penais necessárias aos responsáveis pelos incidentes”< declarou.
Outros tumultos no futebol turco
Esse não é o primeiro tumulto em uma partida do futebol turco nesta temporada. No mês de dezembro, um dirigente do Ankaragucu agrediu o árbitro Halil Umut Meler. A competição acabou suspensa e em seu retorno o presidente do Istanbulspor protestou contra o juíz, solicitando a saída do seu time de campo após um pênalti que não foi marcado.
Com o triunfo, o Fenerbahçe segue na vice-liderança do Campeonato Turco, com o total de 79 pontos. O líder é o Galatassaray com 81.