PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Esportes Paralímpicos Ex-BBB volta ao esporte paralímpico em desafio de atletismo

Ex-BBB volta ao esporte paralímpico em desafio de atletismo

Corredor, Vinícius Rodrigues foi alvo de polêmica enquanto esteve no reality show da Globo

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Vinicius Rodrigues é da classe T63 (Ale Cabral/CPB)

Vinicius Rodrigues é da classe T63 (Ale Cabral/CPB)

O velocista paranaense Vinícius Rodrigues voltará a competir oficialmente, no esporte paralímpico, após a sua participação no reality show Big Brother Brasil da Globo. A sua reestreia será na 2ª etapa do Desafio CPB/CBAt de atletismo, que acontece neste domingo, 3 de março, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Na competição deste domingo, o atleta da classe T63 (amputados de membros inferiores com prótese) disputará a prova dos 100m, da qual já foi recordista mundial e é medalhista de prata no Mundial de Paris 2023 e nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Costumo brincar que saí do VIP lá do programa direto para a xepa aqui, com dieta e treinos. Na parte física, eu senti mais a volta, tive bastante dor. Mas o corpo ainda respondeu bem, tem memória muscular. O foco da performance são os Jogos de Paris”, afirmou Vinícius, que sofreu um acidente de moto aos 19 anos em Maringá (PR) e foi submetido à amputação da perna esquerda acima do joelho.

“Se eu tivesse ficado lá no programa três meses, seria como se eu tivesse sentido uma lesão. Já estava preparado para este período sem treino. Mas voltei agora com mais vontade e uma saudade maior da pista. Nós, brasileiros, estamos acostumados a sempre estar nos adaptando. Agora é se preparar para chegar bem lá em Paris, com cabelo colorido, e dar trabalho para os adversários”, completou em entrevista ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O desafio CPB/CBAt

O evento reunirá 114 atletas paralímpicos, sendo 72 homens e 42 mulheres, e 63 olímpicos para competir em provas de pista (100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m, 5.000m, e saltos em distância, triplo e em altura) e provas de campo (arremesso de peso e lançamentos de dardo, disco e club).

Outros atletas com histórico em mundiais da modalidade e paralímpiadas agitaram os torcedores no CT. São os casos de nomes como a baiana Raissa Machado, prata no lançamento de dardo F56 (cadeirantes) no Mundial Paris 2023 e nos Jogos de Tóquio 2020, o paulista Alessandro Silva, tricampeão mundial e bicampeão paralímpico no lançamento de disco F11 (deficiência visual), o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamento de disco F56 (que competem sentados) no Mundial Paris 2023 e Santiago 2023, e a paraense Fernanda Yara, atual campeã parapan-americana e mundial nos 400m T47 (amputados de braço), entre outros.

Vinicius se viu em polêmica durante prova do BBB

Talvez, o fato mais marcante que aconteceu com Rodrigues, durante sua estada na atração foi quando ele participou de uma prova que possuía escadas, e para descer com mais facilidade, Vinicius tomou a decisão de retirar sua prótese, o que causou furor nas redes sociais. A produção do BBB foi acusada de preconceito.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective