A ESPN que tem em sua grade quatro dos cinco principais campeonatos europeus de futebol (Premier League, La Liga, Ligue 1 e Série A) renovou os direitos de transmissão de um deles.
Segundo, a coluna F5 da Folha de S.Paulo, os canais Disney renovaram o acordo do Campeonato Italiano até 2027. O compromisso atual iria até o fim da atual temporada em maio. Nosso site confirmou a informação com fontes, dentro da emissora.
O conglomerado norte-americano transmitiu a disputa, em dois ciclos, para os torcedores brasileiros. O primeiro se deu do fim dos anos 90 até 2010 e o segundo de 2021 até agora.
Vale lembrar que neste primeiro ciclo de cobertura jornalistas como Silvio Lancellotti, Claudio Carsughi e Antero Greco faziam os comentários nas jornadas.
Campeonato Italiano está no Brasil desde a década de 80
O Campeonato Italiano foi o primeiro torneio europeu a ter transmissão para o Brasil. Isso, lá no meio da década de 80 pela Band. Nesse tempo, Falcão estava na Roma, Careca formava dupla com Maradona no Napoli, Zico exibia seu jogo na Udinese, Michel Platini comandava o meio campo da Juventus e os holandeses Ruud Gullit, Frank Rijikaard e Marco Van Basten “davam as cartas” no Milan.
De 2010 a 2021, os direitos de transmissão voltaram para Band, chegaram ao SporTV e DAZN no streaming.
ESPN só não tem os direitos da Bundesliga
No “cardápio” das atuais ligas europeias, a ESPN só não tem acordo com a Bundesliga. O campeonato alemão tem seus direitos “espalhados”, no Brasil, entre CazéTV, TV Cultura, SporTV e o aplicativo OneFootball.