A maioria dos clubes do Campeonato Brasileiro conseguiu carimbar passaporte para a próxima edição da competição mata-mata via Estaduais
Corinthians e Botafogo, no momento, são os únicos times do Brasileirão Série A que ainda não conseguiram confirmar a classificação para a Copa do Brasil 2025.
O Corinthians vive situação mais complicada. Eliminado ainda na fase de grupos do Paulistão, o time só vai garantir a classificação no segundo semestre diante de tais possibilidades: vaga na Copa Libertadores 2025, títulos da Copa do Brasil ou Sul-Americana. Um outro caminho seria o título da Copa Paulista, que o clube ainda não definiu se participará.
A partir da edição 2024, o ranking de clubes da CBF deixou de ser critério para a distribuição de vagas. O que importa desde então é o desempenho nas competições. A Federação Paulista de Futebol, por exemplo, tem direito a seis vagas na Copa do Brasil, sendo cinco delas preenchidas através do desempenho no Paulistão.
Eliminado na primeira fase do Campeonato Carioca, o Botafogo não garantiu a vaga na Copa do Brasil 2025 por não ter atingido às semifinais. No entanto, o clube está muito próximo de carimbar a classificação. Isso acontecerá no próximo domingo se o time conseguir o título da Taça Rio. O jogo de ida disputado no Elcyr Resende, terminou com goleada do Glorioso por 4 a 0 que pode perder até por três de diferença no Nilton Santos.
Veja abaixo os 18 times do Brasileirão Série A que estão garantidos na Copa do Brasil 2025
Atlético-GO (via Campeonato Goiano)
Atlético-MG (via Campeonato Mineiro)
Athletico-PR (via Campeonato Paranaense)
Bahia (via Campeonato Baiano)
Criciúma (via Campeonato Catarinense)
Cruzeiro (via Campeonato Mineiro)
Cuiabá (via campeonato Matogrossense)
Flamengo (via Campeonato Carioca)
Fluminense (via Campeonato Carioca)
Fortaleza (via Campeonato Cearense)
Grêmio (via Campeonato Gaúcho)
Internacional (via Campeonato Gaúcho)
Juventude (via Campeonato Gaúcho)
Palmeiras (via Paulistão)
Red Bull Bragantino (via Paulistão)
São Paulo (via Paulistão)
Vasco (via Campeonato Carioca)
Vitória (via Campeonato Baiano)