A pouco mais de cinco meses das Paralimpíadas de Paris 2024, dirigentes franceses estão no Brasil para conhecer as instalações do CT Paralímpico, localizado em São Paulo. A programação é que eles fiquem até o próximo sábado, 16 de março, em visita técnica ao local.
“Não há uma estrutura no mundo igual ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, um lugar em que todas as arenas estejam tão compactadas, próximas. Também é muito enriquecedor, para nós, ver o trabalho que o CPB faz desde a base, com as crianças. Durante a nossa visita pelo espaço, pudemos ver vários jovens praticando esportes. O Brasil está 10 anos à frente do resto do mundo em relação ao Movimento Paralímpico”, avaliou Frederic Adam, diretor do complexo francês de L’Aube, ao site do CPB.
L´Aube fica na cidade de Troyes, a 160 km de Paris, e será a base brasileira, durante a disputa dos Jogos, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Outro dirigente da França que está na visita é Stephane Van de Gehute, chefe de serviços do centro de L´Aube.
Dirigentes do CPB já estiveram na França
A visita da delegação europeia acontece depois que membros do Comitê Paralímpico Brasileiro trocaram experiências em Troyes, no último dia 5 de março. Representaram o Comitê, na ocasião, Mariana Rangel, coordenadora de missões internacionais do CPB, e pela nutricionista Monique Moreira. Elas foram acompanhadas pelo chefe de cozinha Sauro Scarabotta, pela também nutricionista Andrea Esquivel e a consultora Manoela Penna.
Brasil já tem 166 atletas garantidos nas Paralimpíadas 2024
Para Paris, o CPB tem a expectativa de convocar cerca de 250 atletas com deficiência. A delegação brasileira, até dia 28 de fevereiro, havia assegurado sua participação nas seguintes modalidades, com 116 atletas garantidos: atletismo, natação, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball (masculino), futebol de cegos, ciclismo, hipismo, canoagem, remo, taekwondo, tiro esportivo, tiro com arco, bocha e tênis de mesa.