Com passagens por Corinthians, Santos e Bundesliga, Cleber Reis se prepara para estreia no futebol de várzea
Zagueiro teve destaque pelo Timão, participou de momento histórico na Alemanha e atuou por clubes do Brasileirão Série A
O futebol de várzea de São Paulo terá alguns velhos conhecidos do torcedor brasileiro. Além de Michel Bastos, por exemplo, outro nome é Cleber Reis, jogador com passagem por Corinthians, Santos e Hamburgo, da Alemanha.
O zagueiro foi anunciado pelo Jardim Verônia, bairro da Zona Leste da capital paulista, em janeiro. O elenco ainda tem outros ex-atletas como Elias e Bruno César, dupla que atuou pelo Timão e pelo Sporting, de Portugal, e André Rocha, ex-Palmeiras, Athletico e Vasco.
Cleber começou a ganhar destaque na Ponte Preta, entre 2012 e 2013. Em entrevista à ESPN, o defensor diz que recebeu propostas de São Paulo e Milan na época, mas optou pela do Corinthians. No Alvinegro, formou boa dupla com Gil, hoje no Santos, e deixou o futebol brasileiro em 2014, rumo ao Hamburgo.
Sua primeira temporada na Bundesliga foi complicada. Alternando entre titular e reserva, viu o clube viver um momento dramático: a equipe precisou disputar uma repescagem para evitar o primeiro rebaixamento de sua história. No Campeonato Alemão, o 16º colocado da primeira divisão enfrenta o 3º lugar da segunda divisão. Quem se sair melhor fica com a vaga para a elite do futebol germânico.
O adversário do Hamburgo foi o Karlsruher. No jogo de ida, em casa, empate por 1×1. Na volta, os anfitriões abriram o placar faltando menos de 15 minutos para o apito final. Nos acréscimos, Der Dino arrancou o empate com golaço do chileno Marcelo Díaz, levando o confronto para a prorrogação. A menos de cinco minutos para o fim do período adicional, Cleber, curtindo uma de centroavante, achou Nicolai Müller dentro da pequena área para marcar. Ainda deu tempo para o Karlsruher, no último lance do embate, conseguir um pênalti ao seu favor. Entretanto, o goleiro René Adler defendeu a cobrança e evitou a queda, que viria somente em 2018. O time ainda não conseguiu voltar para a primeira divisão.
O zagueiro, entretanto, deixou a Alemanha antes do rebaixamento de sua ex-equipe. No começo de 2017, retornou ao Brasileirão Série A ao assinar com o Santos. Sem se firmar, acumulou empréstimos por Coritiba, Paraná, Oeste-SP e Ponte Preta.
Os últimos meses foram agitados para Cleber. Se transferindo ao modesto União Suzano, da Série A3 do Paulistão, em maio do ano passado, assumiu paralelamente a vice-presidência do clube em outubro. Duas semanas depois, entretanto, foi contratado pelo Vitória-ES para a temporada de 2024. Em dezembro, o Alvianil informou em nota oficial que o zagueiro não se apresentaria ao time por “questões contratuais”. Por fim, em janeiro, foi anunciado pelo time de futebol de várzea da Zona Leste de São Paulo.
O Jardim Verônia se encontra em contagem retrospectiva para estreia na 1ª fase da Super Copa Pioneer. No sábado (16) à tarde, a equipe enfrenta o Leões da Geolândia.