Os 20 clubes que vão participar da edição 2024 do Brasileirão Série A aprovaram por unanimidade o aumento de sete para nove estrangeiros em jogos da competição. Durante reunião virtual do Conselho Técnico, as agremiações também concordaram com a realização de um treino na véspera dos jogos nos estádios com gramados sintéticos.
Importante dizer que os clubes podem contratar quantos estrangeiros quiserem, porém, apenas nove podem ser relacionados para jogos do Brasileirão Série A.
Na véspera da reunião, a Fenapaf (Federação Nacional de Atletas do Futebol Profissional) manifestou contrariedade em relação à proposta que seria votada.
“Já cobrei o presidente da CBF (Ednaldo Rodrigues) sobre o tema por ofício. Era cinco e virou sete. Agora querem nove. É estrangeiro demais. O futebol brasileiro precisa de socorro”, disse Alfredo Sampaio, presidente da Fenapaf. A entidade acredita que o aumento no limite de estrangeiros acaba gerando menos oportunidades aos jogadores brasileiros.
Time visitante poderá treinar em estádio com grama sintética na véspera do jogo
No Conselho Técnico também foi aprovado a adoção de treino na véspera dos jogos nos estádios com gramados sintéticos. Segundo o UOL Esporte, o Botafogo inicialmente votou contra a medida, mas mudou de ideia e a aprovação ocorreu de forma unânime.
Brasileirão Série A terá início em 14 de abril
Na última quinta-feira (29), a CBF divulgou a tabela básica do Brasileirão Série A que terá início em 14 de abril. A rodada final será disputada em 8 de dezembro.
Atual bicampeão, o Palmeiras estreará fora de casa contra o Vitória, um dos quatro times que voltaram à elite.