PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Clube paraibano é rebaixado depois escalar jogador punido por envolvimento em manipulação de resultados; entenda

Clube paraibano é rebaixado depois escalar jogador punido por envolvimento em manipulação de resultados; entenda

Atlético-PB contratou atleta suspenso por polêmica em jogo no interior de São Paulo e o escalou em três partidas

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Atlético-PB perdeu 13 pontos no Paraibano (Foto: Gabriela Sávio/Atlético-PB)

Atlético-PB perdeu 13 pontos no Paraibano (Foto: Gabriela Sávio/Atlético-PB)

O Atlético-PB é o primeiro rebaixado do Campeonato Paraibano 2024, mesmo com praticamente um mês para fechar a primeira fase. Mas tal antecedência da queda não se deu pela campanha dentro de campo mas por uma punição imposta pela Justiça Desportiva do estado.

O GE informa que o Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) decidiu punir o time de Cajazeiras com a perda de 13 pontos por ter escalado de forma irregular Pedro Bahia. A irregularidade se deu pelo fato de que o atleta estaria impedido de jogar por uma decisão da Justiça Desportiva de São Paulo por ter, segundo o TJD-SP, se envolvido em esquema de manipulação de resultados em 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pedro Bahia havia recebido gancho de 200 jogos pela suspeita de uma partida do Fernandópolis, time ao qual defendia, contra o São-carlense pelo Paulista da Segunda Divisão (a então quarta divisão do estado), ter sido alvo de um esquema de manipulação para beneficiar apostadores. Na denúncia, empresas que verificam a integridade das partidas teriam identificado neste jogo um volume alto de apostas para que o jogo terminasse com o placar de 3 a 1 a favor do time de São Carlos, como aconteceu.

A denúncia fora feita com relatórios e imagens do jogo, estas que não davam margem conclusiva para efetivar a existência de tal esquema. Apesar da defesa do jogador alegar que Pedro Bahia não tinha envolvimento em tal manipulação e que não havia qualquer comprovação da participação do atleta no esquema, o TJD-SP o suspendeu em 200 dias no artigo 243 (‘atuar deliberadamente de modo a prejudicar a equipe que defende’) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de Pedro Bahia, 11 jogadores e o próprio clube foram punidos por conta de tais esquemas. Mesmo punido, o jogador acabou sendo contratado pelo Atlético-PB e atuando em três partidas do Campeonato Paraibano, estas contra CSP, Pombal e Treze.

A denúncia fora feita pelo São Paulo Crystal, time que briga para não cair no estadual. Tal pedido foi aceito e o processo no TJDF-PB foi aberto contra o clube cajazeirense, que decidiu pela dispensa do atleta logo após o caso começar a ganhar tração judicial.

O Atlético-PB alega que Pedro Bahia não estava irregular quando do uso deste nas partidas, mas o TJDF-PB alegou a existência de tal problemas e decidiu pela perda dos pontos, que praticamente causou o rebaixamento deste no Campeonato Paraibano. O time de Cajazeiras deve recorrer da punição.

PUBLICIDADE
Better Collective