
Bebeto em entrevista ao podcast (Reprodução/Youtube)
O tetracampeão do Mundo pela seleção brasileira, em 1994, Bebeto foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro nos anos 80 e 90.
Além de fazer história pela seleção brasileira, Bebeto colecionou títulos com a camisa do Flamengo, Vasco, Botafogo, Vitória, La Coruña-ESP e Kashima Antlers-JAP.
E um de seus grandes parceiros no futebol foi Zico, na qual ele jogou junto no Flamengo, nos anos 80. Em 1983, por exemplo, venceram juntos o Brasileirão Série A pelo Rubro-Negro.
Então, Bebeto esteve no podcast “Mundo GV”, onde relembrou momentos da sua carreira, como a Copa do Mundo de 94.
Conselhos de Zico
Durante o papo, Bebeto relembrou que seria o último cobrador do Brasil na final da Copa de 94, mas não precisou bater porque a disputa acabou antes. Porém, o ex-atacante disse que estava muito preparado devido a um conselho que recebeu de Zico.
“Eu estava preparado [para bater o pênalti], treinei muito. O Zico falava para mim: ‘tudo é treinamento, você tem que treinar, é repetição’. E eu ficava com aquilo na cabeça”, disse Bebeto, que completou:
“Outra coisa que o Galinho também sempre falava para mim: ‘um toque na bola, joga com rapidez. Um toque’. Meu irmão, eu ficava com aquilo na cabeça, quando a bola vinha eu já tocava rápido. Eu peguei isso, esses caras foram importantes demais para mim. Eu peguei aquela coisa do Galinho, já vinha na minha cabeça: ‘de primeira, dentro da área não se domina, bate de primeira'”, relembrou.
Veja o que ele disse na íntegra:
Carreira de Bebeto
Revelado pelo Vitória, em 1982, Bebeto logo foi contratado pelo Flamengo, em 1983. Ficou até 1989, quando se transferiu para o Vasco. Depois, em 1992, foi para o futebol europeu, jogar no Deportivo La Coruña, da Espanha.
Em 1996, retorna ao Flamengo. Mas, em 1997, retorna à Espanha, para jogar no Sevilla. Depois, ainda tem passagens por Cruzeiro, Botafogo, Kashima Antlers (Japão), Toros Neza (México), Al-Ittihad (Arábia Saudita), além de outras passagens por Vitória e Vasco.
Atuou na seleção brasileira entre 1985 e 1998, disputando as Copas de 1990, 1994 e 1998.
Ao todo, venceu diversos títulos na carreira, como Brasileirão (2), Copa do Nordeste, Rio-São Paulo, Copa do Rei, Campeonato Japonês, estaduais, entre outros. Pela seleção, foi campeão da Copa do Mundo, Copa América e Copa das Confederações.