É verdade que o Bayern de Munique não vive uma temporada lá muito agradável. O time segue bem atrás do Bayer Leverkusen na Bundesliga, foi eliminado pelo modesto Saarbrücken na Copa da Alemanha e o técnico Thomas Tuchel vive em pé de guerra com o elenco. Todo esse cenário seria ainda pior se não fosse por Harry Kane, atacante inglês que tem mostrado bom desempenho dentro de campo.
Nos históricos 8 X1 sobre o Mainz (pela 25ª rodada da Bundesliga), foram três gols, duas assistências e mais uma grande atuação com a camisa do Bayern de Munique. Harry Kane tem números impressionantes em uma temporada marcada por uma série de problemas no clube bávaro. Se o Bayern não levantar nenhuma taça nesse ano, a culpa não será do camisa nove.
Vale lembrar que sua atuação neste sábado (9) fez muita gente cogitar uma sobrevida do maior campeão alemão nessa reta final de temporada. Pode ser tarde demais para vencer a Bundesliga, mas também pode ser o início de uma arrancada na UEFA Champions League. Ainda mais com Harry Kane em ótima fase.
Harry Kane abre os caminhos e Bayern atropela o Mainz
Para a partida deste sábado (9), o técnico Thomas Tuchel mandou o Bayern a campo num 4-2-3-1 que trazia Harry Kane como jogador mais avançado da equipe. Leroy Sané e Musiala ficavam pelos lados, Thomas Müller se movimentava por toda a intermediária e contava com as chegadas de Laimer e Goretzka por dentro e o apoio dos laterais Kimmich e Alfonso Davies. Já o Mainz se fechava numa espécie de 5-4-1 e buscava as bolas longas para Gruda e Burkardt.
Não demorou muito para que o Bayern de Munique mostrasse sua força dentro de casa. A equipe já vencia por dois a zero e teve uma penalidade anulada antes dos 30 minutos de partida. E muito desse jogo passa pelos pés de Harry Kane. Ele pode ser a referência ofensiva, o jogador que ataca o espaço na última linha e também aquele que busca o lado do campo para abrir espaços para os companheiros de equipe. E não faltou espaço na defesa do Mainz.
Nem mesmo a saída de Alphonso Davies para a entrada de Raphaël Guerreiro diminuiu o ímpeto do Bayern de Munique. E nem o de Harry Kane. Ele não é apenas a referência ofensiva. É também um “nove que joga como dez”. Dois gols do escrete bávaro no segundo tempo nasceram da sua movimentação por dentro e da ultrapassagens dos companheiros de equipe às costas da última linha. Isso gerava superioridade numérica e ajudou demais na construção da goleada.
Muito dessa goleada histórica na Allianz Arena passa pela qualidade e pelo jogo que Harry Kane gera durante o tempo todo, com e sem bola. Mesmo nos momentos defensivos (onde o Bayern de Munique se fecha num 4-2-3-1 bem nítido), o atacante inglês se posiciona mais à frente para reiniciar as jogadas ofensivas mais uma vez. Pode parecer pouca coisa, mas até mesmo o posicionamento corporal do camisa nove bávaro ajuda nesse sentido.
Não foram apenas os três gols marcados neste sábado (9), as assistências e a grande movimentação dentro de campo. Harry Kane é aquilo que podemos chamar de um atacante completo. Conforme mencionamos anteriormente, é o “nove que joga com a qualidade de um dez”. Ou se quisermos usar um termo mais antigo, o “ponta de lança que chega em velocidade”. E os números mostram que sua temporada é absurda apesar de todos os problemas do Bayern.
Será que ainda há tempo para o Bayern de Munique?
A pergunta acima é bem difícil de ser respondida. Ainda mais quando levamos em consideração todo o caos que permea o velho e rude esporte bretão. Uma arrancada na Bundesliga não é impossível, já que o Bayern de Munique mostrou que pode jogar em alto nível e Harry Kane segue fazendo gols e a diferença dentro de campo. Mesmo assim, parece um pouco tarde demais para que o escrete bávaro conquiste o décimo segundo título seguido.
Mas pode não ser tarde demais na Liga dos Campeões da UEFA. A vitória sobre a Lazio, os dois gols de Harry Kane e a classificação para as quartas de final da competição deram moral para a equipe de Thomas Tuchel nessa reta final. Pode ser a verdadeira virada do Bayern nessa temporada complicada e cheia de obstáculos.
Seja como for, todas as esperanças do escrete bávaro seguem depositadas em Harry Kane. E o inglês segue justificando todas as expectativas depositadas nele nesses últimos meses. Mesmo sendo alvo de “memes” na internet e da zoeira dos rivais, o camisa nove do Bayern de Munique mostra todo jogo que é um dos melhores da posição na atualidade. E se sua equipe ganhou uma sobrevida nessa reta final de temporada, muito se deve ao seu futebol.