Atlético-MG: confira a trajetória de Gabriel Milito, cotado para a vaga de Felipão
Ex-Argentinos Juniors tem passagens por Barcelona e seleção argentina como jogador e grandes clubes como treinador.
O Atlético-MG demitiu na manhã desta quarta-feira (20) o técnico Luis Felipe Scolari do comando do time após uma semana de fortes especulações. Para recompor rapidamente o cargo, a diretoria do clube colocou na mesa a possibilidade de trazer o técnico argentino Gabriel Milito, ex-treinador do Argentinos Juniors e irmão de Diego Milito.
Após declarar a aposentadoria dos campos atuando como zagueiro, Milito se enveredou pela carreira de treinador, estreando em 2015 pelo Estudiantes. Pelo time de La Plata, Milito teve 50% de aproveitamento, com 15 vitórias em 28 jogos, mas mesmo assim a cobrança veio forte e ele logo foi demitido.
Em 2016, Gabriel Milito assumiu o Independiente, onde fez 19 jogos com apenas oito vitórias, cinco empates e seis derrotas. A derrota para o Banfield foi a gota d’água e diante do péssimo resultado, solicitou solicitou dispensa como treinador.
Milito aceitou convite do chileno O’Higgins, que marcou sua estreia no futebol fora da Argentina em 2018. A campanha foi mediana, com 11 vitórias, cinco empates e 13 derrotas.
Após a queda na Copa do Chile, Gabriel Milito volta ao Estudiantes na Argentina em 2019 e repete campanha mediana, com 11 jogos vencidos em 32 disputadas.
Em 2021, aceitou convite do Argentinos Juniors e acertou a mão no comando de uma equipe, ao imprimir um futebol que prioriza o toque de qualidade e domínio de bola.
Mesmo com um desempenho de 51%, em 135 jogos com 58 vitórias, 33 empates e 44 derrotas, Milito saiu do Argentinos Junior em agosto de 2023.
Histórico de Gabriel Milito como treinador
- Argentinos Juniors (2021 a 2023)
- Estudiantes (2019 a 2020)
- O’Higgins (2018)
- Independiente (2017)
- Estudiantes (2015)
Gabriel Milito como jogador
Gabriel Milito se destacou por ser um zagueiro de muita técnica e força. Mesmo atuando em apenas três clubes na carreira, sempre foi presença constante nas escalações da seleção argentina.
Cria das categorias de base do Independiente, Milito chegou à equipe principal em 1997 e ficou até 2000, quando foi negociado com o Real Zaragoza, da Espanha.
No time espanhol teve passagem brilhante, que lhe rendeu quatro anos de atividade como o “xerifão” da zaga. Não demorou muito para que Milito migrasse para uma equipe de maior expressão.
Em 2007, o Barcelona fez uma oferta irrecusável e Gabriel Milito deu início a uma das suas mais importantes etapas de sua carreira, ao jogar no mesmo plantel de Lionel Messi, Xavi, Puyol, Iniesta e Eto’o.
Em 2011, decide voltar ao Independiente para encerrar sua carreira como jogador. Vale lembrar que pela seleção argentina, Milito fez 41 jogos e marcou um gol.