Em meio às lamentações dos torcedores do Grêmio sobre a saída de Luis Suárez no fim do ano passado, Diego Costa chegou sob desconfiança. O centroavante naturalizado espanhol chegou à Arena depois de passagens frustrantes por Atlético-MG, Wolverhampton e Botafogo.
Livre no mercado logo após de deixar o Fogão, Diego Costa estava longe de ser o plano A do Grêmio para o comando do ataque. Antes do centroavante consagrado em Chelsea e Atlético de Madrid ser tentado, o Imortal buscou sem sucesso jogadores como Funes Mori e Aboubakar.
Diego Costa só teve a sua contratação oficializada em 8 de fevereiro, com o aval de Renato Gaúcho, que intermediou a negociação. O atacante de 35 anos assinou até dezembro de 2024 e assumiu a titularidade, substituindo o contestado JP Galvão. Em dois jogos, ambos na Arena do Grêmio, já soma dois gols com a camisa tricolor.
Na estreia no último dia 2, Diego Costa marcou o último gol na goleada por 4 a 1 do Grêmio sobre o Guarany de Bagé. Em cobrança de falta na entrada da área, mandou no ângulo direito.
Diante do Brasil de Pelotas ontem (10), pelas quartas de final do Gauchão, o centroavante mostrou insistência e oportunismo. Na pequena área, apanhou o rebote do próprio chute e mandou para as redes, anotando o segundo na vitória por 2 a 0 contra o Xavante.
Grêmio tem quatro jogadores dividindo a artilharia em 2024
Além de Diego Costa, o técnico Renato Gaúcho também conta com Pavón, Gustavo Nunes, Nathan Fernandes, André Henrique, JP Galvão e Soteldo como opções para o ataque. Os principais artilheiros gremistas da temporada são André Henrique, Cristaldo, JP Galvão e Pavón, cada um com três gols.
O Grêmio enfrentará o Caxias nas semifinais do Campeonato Gaúcho, com o jogo de ida ocorrendo no próximo fim de semana no Centenário, em data e horário ainda indefinidos pela FGF. A partida de volta na Arena acontecerá depois da Data Fifa.