O anúncio da chegada de quatro títulos exclusivos de Xbox para as plataformas PlayStation e Nintendo Switch causou uma série de rumores e comentários negativos entre a comunidade de fãs do console da Microsoft.
Uma das principais queixas seria a diminuição da credibilidade do serviço Game Pass, que perderia assim uma de suas maiores vantagens, que é a possibilidade de jogar de graça títulos exclusivos dos consoles da Microsoft.
Através de uma publicação em seu blog oficial, a empresa reiterou o que significa ser parte de Xbox, em uma lista de ações que os assinantes podem esperar, como um compromisso para o futuro:
- Os maiores jogos do mundo vão estar em Xbox
- Os jogos da empresa vão chegar ao Game Pass no dia do lançamento
- Um plano de Hardware de múltiplos anos robusto e inovador
- Compatibilidade com a biblioteca é uma prioridade, inclusive com cross-play, cross-save e funções robustas na nuvem
- Xbox vai continuar a ajudar desenvolvedores de jogos a acharem a maior audiência possível
Além disso, foram confirmados lançamentos exclusivos de Xbox Series X|S, PC, Xbox Cloud Gaming e Game Pass ainda para este ano, conforme já havia sido informado durante o último Developer Direct (relembre mais detalhes nesta matéria):
- Senua’s Saga: Hellblade II
- Avowed
- Indiana Jones e o Grande Círculo
- Ara: History Untold
- Towerborne
Atualizações de franquias como Call of Duty, Minecraft, Forza, The Elder Scrolls Online e Microsoft Flight Simulator também estão previstas para este ano, segundo a empresa.
Estes assuntos haviam sido abordados recentemente durante o Official Xbox Podcast, onde também foi anunciada a chegada de Diablo IV ao Game Pass, tanto no PC quanto nos consoles da empresa a partir do dia 28 de março.
Assista ao Xbox Podcast com estas declarações abaixo: