Wrestling: brasileiros se preparam para pré-olímpico no México
Atletas do Brasil na modalidade vêm de boa campanha no Pan-Americano de Santiago em 2023 e se preparam para disputa em solo mexicano
Atletas do Brasil na modalidade vêm de boa campanha no Pan-Americano de Santiago em 2023 e se preparam para disputa em solo mexicano
A delegação brasileira de wrestling se prepara para o Pré-Olímpico, realizado entre 28 de fevereiro e 1º de março, em Acapulco, México. As lutas acontecerão às 13h (eliminatórias) e 20h (finais). Ambos horários de Brasília com transmissão no YouTube da Federação Internacional.
Os atletas brasileiros chegam para a competição após conquistarem seis medalhas no Pan-Americano de Santiago, em 2023. Sosruko Kodzokov ganhou medalha de ouro, enquanto Joilson Jr, Giullia Penalber e Calebe Corrêa ficaram com a prata.
Os dois bronzes vieram com Laís Nunes e Ana França, rendendo a terceira colocação geral por equipes no estilo greco-romano.
Flávio Cabral, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW), comenta sobre a expectativa do Pré-Olímpico. “O Pan-Americano foi muito importante para a nossa preparação. Fizemos um excelente torneio e agora nosso foco é total em buscar as vagas para as Olimpíadas”, declarou o dirigente.
“Apesar de mais curto, esse ciclo olímpico foi muito positivo para o wrestling brasileiro e pela primeira vez podemos ter uma participação recorde nos Jogos Olímpicos.”, ressalta Flávio Cabral.
Ao todo, 18 atletas buscam a classificação nos três estilos, que são: livre feminino, livre masculino e greco-romano.
Giullia Penalber, Laís Nunes e Joilson Júnior são três dos nomes favoritos para garantir vagas para Paris. Para conquistar a vaga, o atleta deve vencer a semifinal do torneio.
No Pré-Olímpico não terá disputa da final, então, os atletas que vencerem as semifinais estarão automaticamente garantidos nas Olimpíadas de Paris.
Delegação do Brasil para o pré-olímpico do México
Feminino
Estilo Livre Feminino 50 kg – Kamila Barbosa Vito da Silva
Estilo Livre Feminino 53 kg – Sabrina Gama Tapajós
Estilo Livre Feminino 57 kg – Giullia Rodrigues Penalber de Oliveira
Estilo Livre Feminino 62 kg – Laís Nunes de Oliveira
Estilo Livre Feminino 68 kg – Thamires Martins Machado
Estilo Livre Feminino 76 kg – Meiriele Charamba Santos Hora
Masculino
Estilo Livre Masculino 57 kg – Davi Silva Giovannetti
Estilo Livre Masculino 65 kg – Matheus da Luz Barreto
Estilo Livre Masculino 74 kg – Cesar Bordeaux Rego Alvan
Estilo Livre Masculino 86 kg – Pedro Samuel Gonçalves da Silva
Estilo Livre Masculino 97 kg – Ailton Brito Rocha
Estilo Livre Masculino 125 kg – Gabriel de Sousa Silva
Masculino
Estilo Greco Romano 60 kg – Erivan Constantino Rocha
Estilo Greco Romano 67 kg – Calebe Corrêa Ferreira
Estilo Greco Romano 77 kg – Joilson de Brito Ramos Junior
Estilo Greco Romano 87 kg – Kauan Luiz Ferreira Gomes
Estilo Greco Romano 97 kg – Ronisson Brandão Santiago
Estilo Greco Romano 130 kg – Eduard Soghomonyan
Lutadores terão última chance para se classificar em maio
Caso não conquistem as vagas olímpicas no Pré-Olímpico de Acapulco, os atletas brasileiros terão a última seletiva no Pré-Olímpico Mundial, em Istambul, na Turquia, de 9 a 12 de maio.
Três vagas estarão na disputa em cada uma das 18 categorias olímpicas. Primeiro e segundo colocados garantem presença. Já a terceira vaga será definida em uma disputa direta entre os dois terceiros colocados.