Vini Jr. é homenageado na Câmara de Deputados por luta antirracista; entenda
Jogador do Real Madrid, alvo de insultos durante partida contra Valencia, é um dos nomes da solenidade Medalha Mérito Legislativo
O atacante Vini Jr. é um dos homenageadas em cerimônia promovida pela Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (7): a entrega da Medalha Mérito Legislativo de 2023, uma distinção concedida pelos parlamentares desde 1983 a personalidades, autoridades, entidades ou instituições que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil, como indicado pela casa.
A solenidade de entrega da medalha e de um diploma de menção honrosa aos homenageados é coordenada pela Segunda-Secretária da Mesa Diretora da Câmara, sendo os agraciados indicados pelos líderes partidários e membros da Mesa.
Dentre os homenageados, destaca-se o jogador brasileiro, atacante do Real Madrid. Em maio de 2023, o camisa 7 foi vítima de um ato racista por parte de parte da torcida do Valencia, que proferiu insultos. O episódio levou à paralisação da partida.
Vini Jr. não apenas enfrentou o racismo, mas também denunciou episódios semelhantes e pressionou as autoridades esportivas europeias a aplicarem sanções contra os responsáveis por esses crimes.
Além do jogador, neste ano serão agraciados postumamente Mãe Bernadete, líder do quilombo Pitanga dos Palmares, assassinada em decorrência de conflitos territoriais, e Manoel Junior, ex-deputado federal pela Paraíba.
Vini. Jr e governadores serão destaques na Câmara de Deputados
Os governadores Romeu Zema, de Minas Gerais, e os ex-governadores Alceu de Deus Collares, do Rio Grande do Sul (1991-1995), e Reinaldo Azambuja Silva, do Mato Grosso do Sul (2015-2023), também receberão homenagens.
As indicações foram realizadas pelas mesas diretoras no período de 25 de outubro a 3 de novembro de 2023.