Home Futebol Veja os estádios mais cotados para receber a final da Libertadores 2024 em Buenos Aires

Veja os estádios mais cotados para receber a final da Libertadores 2024 em Buenos Aires

Reportagem do Torcedores.com apurou possibilidades estudadas pela Conmebol 

Victor Rocha
Tenho paixão pelo jornalismo esportivo. Trabalho há mais de 10 anos na área de comunicação e já escrevi para sites como R7, Yahoo! e atuei na agência de relações públicas CDI. Possuo formação em Análise de Desempenho pela CBF Academy e participei como pesquisador do livro Doutor Sócrates, de Andrew Downie.
Estádios prováveis da final da Libertadores 2024

Estádios prováveis da final da Libertadores 2024

A Conmebol anunciou na última quarta-feira (14) que a cidade-sede da final da Libertadores 2024 será Buenos Aires, na Argentina, e que a partida será disputada no dia 30 de novembro. No entanto, o estádio da decisão não foi definido, como aconteceu nos últimos cinco anos em que o campeão foi definido em partida única.

O Torcedores.com, em parceria com o jornalista argentino Hernán Sisto, apurou junto à Conmebol que três palcos surgem como favoritos para receber a decisão. Em seguida, há uma segunda relação com estádios menos prováveis, mas que possuem chances de receber uma eventual decisão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O principal candidato até o momento é o Monumental de Nuñez, do River Plate, que costuma receber os jogos da Seleção Argentina e foi recentemente ampliado (a capacidade atual é de 85 mil pessoas). Os critérios levados em conta são a capacidade do estádio, estrutura de segurança e o fato de ser pertencente a um clube com possibilidades de ir à decisão.

Receio de arquibancada vazia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A entidade máxima do futebol na América do Sul vai aguardar a definição dos finalistas para bater o martelo quanto ao estádio da final. A preocupação é evitar que o estádio da final receba público muito aquém de sua capacidade total, risco que existe caso um clube com menos torcida chegue à partida derradeira e não tenha potencial para lotar um estádio de grande porte.

A final da Copa Sul-Americana 2023 foi um exemplo disso. A partida entre LDU x Fortaleza foi transferida do Estádio Centenário (de 61 mil lugares), em Montevidéu, no Uruguai, para o Estádio Domingo Burgueño Miguel (de 25 mil lugares), em Punta Del Este, no mesmo país. 

Abaixo, veja a relação de estádios com maiores chances de receber a final da Libertadores 2024.

PUBLICIDADE

Os favoritos

PUBLICIDADE

Estádio Monumental de Nuñez: pertence ao River Plate, um dos times mais fortes da Argentina na Libertadores, finalista pela última vez em 2019. Tem capacidade para 85 mil torcedores e é atualmente o maior estádio da América do Sul, após reforma finalizada em fevereiro de 2023. É onde a seleção da Argentina manda seus principais jogos. Será escolhido caso o River chegue à decisão ou se dois times com grandes torcidas sejam os finalistas.

La Bombonera: a casa do Boca Juniors é outro estádio importante na capital argentina. Com capacidade para 57 mil torcedores, corre por fora para sediar a final, se o River Plate não estiver na decisão.

José Amalfitani: a terceira opção na mesa da Conmebol é a casa do Vélez Sarsfield.  Com capacidade para 49 mil espectadores, é a melhor alternativa em caso de uma final de Libertadores com dois times de menor torcida classificados, ou então com baixa capacidade de mobilização da cidade de origem rumo à capital da Argentina.

Azarões na disputa

PUBLICIDADE

Nuevo Gasómetro: pertence ao San Lorenzo, outro time argentino que está na Libertadores deste ano. Tem capacidade para 48 mil espectadores.

Tomás Adolfo Ducó: a casa do Huracán pode receber até 48 mil espectadores

Cilindro de Avellaneda: o clássico estádio do Racing comporta até 42 mil espectadores

Estádio Libertadores de América: a casa do Independiente tem capacidade para receber até 42 mil espectadores.

PUBLICIDADE

Final será a 15ª da Libertadores em Buenos Aires

Com a confirmação da final da Libertadores na capital argentina, a cidade receberá o jogo derradeiro da principal competição de clubes do continente pela 15ª vez na história. Caso a decisão ocorra tanto no Monumental de Nuñez quanto na Bombonera, fará com que o estádio escolhido se torne o com o maior número de finais de Libertadores na história de Buenos Aires.

Outro bem cotado para receber a final deste ano, o José Amalfitani nunca recebeu o último jogo da Libertadores. Em 1994, ano em que o Vélez Sarsfield foi campeão sul-americano, a decisão foi disputada em duas partidas. O primeiro confronto com o São Paulo aconteceu em Buenos Aires e o jogo final, em que o Vélez levantou a taça, foi no Morumbi.

Estádios de Buenos Aires com últimos jogos da Libertadores no currículo

PUBLICIDADE

La Bombonera – quatro oportunidades (1963, 1978, 1979 e 2001)

Monumental de Nuñez – quatro oportunidades (1962, 1986, 1996 e 2015)

Estádio Libertadores da América – três oportunidades (1964, 1972 e 1984)

Nuevo Gasómetro – uma oportunidade (2014)

PUBLICIDADE

Créditos imagens:

Monumental – site oficial do River Plate

Bombonera – IMAGO / Pond5 Images

PUBLICIDADE

José Amalfitani – site oficial do Vélez Sarsfield

Nuevo Gasómetro – Reprodução de Internet

Better Collective