O UOL Esporte divulgou, em seu canal no YouTube, o ranking dos 10 técnicos mais valorizados do mundo. Nenhum treinador brasileiro desponta na lista. Em contrapartida, os argentinos dominam o ranking com três profissionais entre os de maiores salários anuais.
O país do atual futebol campeão mundial tem o mesmo número de técnicos italianos na lista. Mesmo ausente das duas últimas Copas do Mundo, a Itália apresenta três treinadores no ranking. Outros dois nomes são da Alemanha, enquanto um espanhol e um britânico completam a relação.
“Enquanto os técnicos brasileiros estão praticamente excluídos do primeiro escalão do futebol europeu e hoje têm dificuldade para se firmar até mesmo aqui no mercado nacional, onde estão sendo de certa forma engolidos por treinadores estrangeiros, os argentinos estão muito em alta no cenário internacional”, analisou o colunista do UOL, Rafael Reis.
O técnico mais bem pago do futebol mundial na atualidade é Diego Simeone. O argentino comanda o Atlético de Madrid desde dezembro de 2011 e recebe 34 milhões de euros por temporada. O salário do treinador na equipe espanhola é de cerca de 15 milhões de reais mensais.
“Mas no Atlético de Madrid, ele ganha mais do que qualquer jogador, algo que é muito raro de se ver na Europa”, observou Rafael Reis. Diego Simeone renovou contrato no último mês de novembro. O vínculo do técnico se estendeu até 2027.
Confira a lista dos técnicos mais bem pagos
1 – Diego Simeone (ARG, Atlético de Madrid): 34 milhões de euros/ano
2 – Roberto Mancini (ITA, Arábia Saudita): 25 milhões de euros/ano
3 – Pep Guardiola (ESP, Manchester City): 23,4 milhões de euros/ano
4 – Jürgen Klopp (ALE, Liverpool): 18,7 milhões de euros/ano
5 – Marcelo Gallardo (ARG, Al-Ittihad): 18 milhões de euros/ano
6 – Steven Gerrard (ING, Al-Ettifaq): 17,8 milhões de euros/ano
7 – Massimiliano Allegri (ITA, Juventus): 12,8 milhões de euros/ano
8 – Mauricio Pochettino (ARG, Chelsea): 12,2 milhões de euros/ano
9 – Thomas Tuchel (ALE, Bayern de Munique): 12 milhões de euros/ano
10 – Carlo Ancelotti (ITA, Real Madrid): 11 milhões de euros/ano