Tite bate o pé por Léo Ortiz e Flamengo mantém otimismo por final feliz
Rubro-Negro conta com acerto com o zagueiro e busca resolver imbróglio financeiro com o Red Bull Bragantino
A “novela” Léo Ortiz pode ganhar um fim nesta semana. Depois de longos quatro meses entre interesse, primeiros contatos e negociação de fato, o Flamengo pretende dar um ultimato ao Red Bull Bragantino em reunião nos próximos dias.
A reportagem do Torcedores.com apurou que a diretoria do Mengão tem uma nova reunião marcada pelo zagueiro e, apesar de todo imbróglio, há muito otimismo no Rubro-Negro por um final feliz. Um ponto fundamental pelo sentimento da equipe carioca é o acerto com o próprio jogador.
Conselho do Flamengo se reúne e coloca Igor Coronado em pauta
O primeiro contato entre Flamengo e Léo Ortiz aconteceu logo após a chegada do técnico Tite ao clube, em outubro de 2023. O defensor foi o primeiro pedido de reforço do treinador para a temporada 2024 e, por isso, a insistência rubro-negra.
A admiração do comandante pelo defensor vem desde 2021, quando o zagueiro foi, inclusive, convocado para a seleção brasileira. Entretanto, logo após se lesionou gravemente e ficou de fora da briga por uma vaga na Copa do Mundo 2022.
Outros nomes para a posição estiveram em pauta no Rubro-Negro, mas Ortiz sempre foi a prioridade. O português Domingos Duarte, do Getafe, chegou a ter negociações em andamento, porém, travadas por não ser unanimidade. Hoje, por exemplo, não há um plano B. No elenco, Tite tem Léo Pereira, Fabrício Bruno, David Luiz e o jovem Cleiton como opções.
O atleta já demonstrou desejo pela transferência ao Rio de Janeiro e treinou separado por um período, mas ainda não foi suficiente para o Red Bull Bragantino ceder aos valores propostos pelo Flamengo. No entanto, o fato de o zagueiro ter 25% dos seus direitos econômicos e abrir mão de recebê-los para vestir a camisa rubro-negra pode ser fundamental para o final feliz.
Léo Ortiz no Flamengo? Técnico do Bragantino explica barração de zagueiro em jogo do Paulistão
A transação pode chegar a 8,5 milhões de euros pelos 75% dos direitos do Massa Bruta. Ou seja, cerca de R$ 42,8 milhões na cotação atual. A ideia do Mengão é que esse seja o valor total caso Ortiz atinja metas estabelecidas em contrato.
Internamente, o Flamengo entende que o Bragantino está “cozinhando” a negociação por dois motivos. O primeiro deles é aguardando uma proposta superior aos valores inicialmente esperados pela diretoria do clube. No entanto, a janela dos principais mercados europeus fecharam e essa oferta não chegou.
Já o segundo é na intenção de ter Léo Ortiz nas partidas da fase de pré-Libertadores. O Massa Bruta entra em campo contra o Águilas Doradas nos dias 20 e 27 deste mês. Caso se classifique, joga valendo a vaga na fase de grupos do torneio nos dias 06 e 13 de março. A janela de transferências, porém, se encerra no dia 07/03.
Flamengo hoje
Com empate por 0x0 diante do Vasco neste domingo (04), Tite e seus comandados se encontram na 6ª posição do Campeonato Carioca, com nove pontos em seis jogos. O próximo compromisso do Rubro-Negro será outro clássico, desta vez como mandante contra o Botafogo nesta quarta-feira (07), às 21h30.