Sormani coloca apenas duas ligas no mundo à frente do Brasileirão Série A: “Sem sombra de dúvidas”
Jornalista "ignora" ligas da Espanha e Itália: "Equipes brasileiras não devem nada"
Fábio Sormani comentou sobre as ligas mais fortes do futebol mundial e cravou que só existem duas que estão à frente do Brasileirão Série A. Ele “ignorou” os campeonatos nacionais da Itália, Espanha e França, e não teve dúvidas na hora de cravar:
“O Campeonato Brasileiro hoje só fica atrás, sem sombra de dúvidas, do inglês e alemão. O espanhol por causa do Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid, porque as demais equipes pelo amor de Deus. Italiano? Equipes brasileiras não devem nada pra nenhum time da Itália. Francês? Menos ainda”, opinou Sormani, em palavras no seu canal no YouTube.
O Brasileirão realmente é conhecido pela competitividade, imprevisibilidade e equilíbrio. No ano passado, por exemplo, o Botafogo disparou na liderança, mas permitiu que Palmeiras, Flamengo, Grêmio, Red Bull Bragantino e Atlético-MG entrassem na disputa. Faltando poucas rodadas para o fim, os clubes estavam empatados ou com poucos pontos de diferança um para o outro na tabela de classificação.
Em janeiro deste ano, o instituto IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) publicou uma lista com os 100 campeonatos de futebol masculino mais fortes do mundo no ano de 2023 e o Brasileirão ficou em boa posição, em quarto lugar, com 1290,5 pontos; veja o ranking:
1- Itália – 1619,5 pontos
2- Inglaterra – 1567 pontos
3- Espanha – 1447 pontos
4- Brasil – 1290,5 pontos
5- Alemanha – 1282,75 pontos
6- França – 1143,25 pontos
7- Portugal – 1097 pontos
8- Holanda – 1049,75 pontos
9- Bélgica – 1004,75 pontos
10- Argentina – 966,5 pontos
Apesar de todo brilho de grandes craques e treinadores, os principais campeonatos da Europa pecam pela falta de competitividade muita das vezes. Na Alemanha, o Bayern de Munique vive uma sequência de 11 títulos seguidos; na Itália, a Juventus engrenou nove consecutivos na década passada; na Espanha, apenas o Atlético de Madrid em duas temporadas de 2004 para cá conseguiu quebrar o domínio de Barcelona e Real Madrid; na Inglaterra, o Manchester City de Pep Guardiola venceu cinco vezes nos últimos seis anos.