O Santos ratificou o ótimo início na temporada ao derrotar o Corinthians por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (07), na Vila Belmiro, em duelo da sexta rodada do Paulistão. João Schmidt, de cabeça, foi o autor do gol do clássico.
Com o resultado, o Santos chegou à quinta vitória em seis jogos no Paulistão e disparou na liderança do Grupo A, com 15 pontos ganhos, 11 à frente do Ituano, segundo colocado. Já o Corinthians chegou à quinta derrota seguida e seguiu afundado na lanterna do Grupo C, com apenas três pontos, e na zona do rebaixamento.
Primeiro tempo
O clássico começou tenso. Após confusão, o santista Joaquim e o corintiano Maycon foram amarelados logo aos seis.
O Santos buscou mais o ataque nos primeiros minutos e teve a primeira boa chance aos 16. Após cruzamento de Pituca, William Bigode testou para fora.
Melhor em campo, a equipe da casa abriu o placar aos 23. Após batida de escanteio de Otero, João Schmidt, sem nenhuma marcação, testou para o gol.
Três minutos depois, o Peixe perdeu o meia Cazares com torção no tornozelo direito. Nonato foi o substituto do equatoriano.
O Alvinegro quase ampliou aos 30. Otero cobrou falta e William Bigode desviou. A bola tirou tinta da trave.
A única boa chance do Corinthians no primeiro tempo foi um arremate de Wesley. João Paulo espalmou para escanteio.
O Santos seguiu tendo o controle do clássico. Aos 43, Guilherme soltou bomba e Cássio espalmou.
Segundo tempo
O Peixe voltou com postura agressiva para a etapa final e quase fez 2 a 0, aos seis. Venenoso nas bolas paradas, Otero cobrou falta, Gil desviou e William Bigode finalizou, a bola desviou em Nonato e quase enganou Cássio.
O Corinthians respondeu aos 10. Fagner acionado por Romero e cruzou para Wesley testar por cima do gol.
O técnico interino corintiano Thiago Koslowski fez duas mudanças aos 14. Mosquito e Yuri Alberto ocuparam as vagas, respectivamente, de Romero e Wesley.
O Timão assustou em bolas paradas. Aos 17, Garro cobrou escanteio e Maycon testou para fora.
Apesar de ter reduzido o ímpeto ofensivo, o Santos seguiu dando trabalho à defesa corintiana. Aos 28, Aderlan efetuou cruzamento que acabou se tornando finalização. A bola explodiu no travessão.
O Corinthians se abriu no ataque em busca do empate, mas acabou cedendo contragolpes. Num deles, aos 29, Morelos arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave.
Os minutos finais do clássico foram de pressão corintiana. Aos 49, Rojas cobrou falta e João Paulo fez a defesa. Logo em seguida, Garro fez bela jogada individual e disparou para nova intervenção do goleiro santista.
Próximos jogos de Santos e Corinthians
O Santos volta a campo no próximo domingo (11), às 18h, contra o Mirassol, no Campos Maia. Mais cedo, às 16h, o Corinthians recebe a Portuguesa, na Neo Química Arena. Ambos os jogos são válidos pela sétima rodada do Paulistão.