O Santos derrotou o SPFC por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (14), no Morumbis, pela oitava rodada do Paulistão, e assegurou a classificação às quartas de final. Morelos, de pênalti, fez o gol que definiu o clássico.
Com o resultado, o Santos disparou na liderança do Grupo A, com 19 pontos ganhos, 14 à frente do Ituano, vice-líder, e 16 de vantagem sobre a Portuguesa, terceira colocada. O SPFC conheceu a segunda derrota seguida na competição, se manteve provisoriamente na liderança do Grupo D, com 13 pontos, mas pode deixar a zona de classificação se Novorizontino e São Bernardo vencerem na rodada.
Primeiro tempo
Ainda no aquecimento, o lateral-direito são paulino Moreira sentiu desconforto muscular e deu lugar a Galoppo. O volante Bobadilla acabou sendo improvisado no setor, já que Rafinha se recupera de lesão.
O SPFC iniciou o clássico tomando a iniciativa e teve a sua primeira finalização, aos seis minutos. Luciano recebeu de Calleri e disparou chute para fora.
Os dois times abusaram dos passes errados no primeiro tempo.
Com dificuldades para penetrar no forte sistema defensivo montado por Fábio Carille, o Tricolor tentou surpreender em chutes de fora da área. Num deles, aos 24, Alisson finalizou e João Paulo defendeu com dificuldade.
O Santos chegou pela primeira vez no ataque aos 33 e obrigou o goleiro Rafael fazer grande defesa após chute cruzado de Guilherme.
O clássico era muito pegado. A árbitra Edina Alves teve muitas dificuldades em controlar os ânimos dos jogadores. Aos 39, houve confusão após disputa de bola, mas nenhuma advertência foi aplicada.
Aos 48, Luciano teve gol bem anulado pela arbitragem. Em posição de impedimento, o atacante recebeu passe de Wellington.
Segundo tempo
O Santos voltou do intervalo com duas mudanças. Felipe Jonathan e Morelos entraram na equipe, respectivamente, nas vagas de Aderlan e Pedrinho.
O jogo seguiu pegado e aos seis, Calleri foi amarelado após cometer falta em Hayner.
O Peixe quase abriu o placar aos nove. Guilherme teve chute travado pela marcação tricolor. Claramente, a bola iria em direção ao gol.
Melhor em campo, o time visitante seguiu no ataque. Aos 15, Wellington acertou o pé em Otero dentro da área. Inicialmente, a árbitra nada marcou. O VAR recomendou a revisão. Após checar o lance no monitor, Edina Alves assinalou pênalti. Morelos converteu a cobrança e fez 1 a 0 para o Santos.
Atrás no placar, o São Paulo foi para cima em busca do empate, mas seguiu sofrendo com a forte marcação santista. Aos 34, Wellington disparou de fora da área, João Paulo triscou na bola, que saiu por cima do gol. A arbitragem não deu o escanteio.
O SPFC chegou ao empate aos 42, com Erick, porém, o VAR recomendou a revisão. Após checar o lance no monitor, a árbitra considerou que o atacante ajeitou a bola com o braço antes de mandar para o gol.
Aos 51, Juan desperdiçou chance clara para empatar o clássico. O jovem atacante recebeu cruzamento de Bobadilla e testou para fora.
Próximos jogos de SPFC e Santos
O SPFC volta a campo no próximo sábado (17), às 18h, contra o Red Bull Bragantino, novamente no Morumbis. No dia seguinte, às 16h, o Santos recebe o Novorizontino, na Vila Belmiro.