O Botafogo está em busca de um novo treinador depois da demissão de Tiago Nunes, nesta quinta-feira (22/02). O nome de Jorge Sampaoli é um dos que ganha força para assumir o Glorioso.
Tiago Nunes não resistiu à péssima campanha do Botafogo no Campeonato Carioca, onde corre sério risco de ficar de fora da semifinal. Pesou contra o treinador também o empate sofrido no minuto final contra o Aurora (BOL), pela Pré-Libertadores, em jogo que terminou 1 a 1.
Jorge Sampaoli surge com uma opção para assumir a equipe. O argentino está sem trabalhar desde que deixou o comando do rival Flamengo, em setembro de 2023.
O ex-treinador rubro-negro chegou a negociar com o Lyon, da França, clube que também pertence ao empresário John Textor e agora pode pintar novamente em um grande clube do Brasil. O nome de Sampaoli agrada a diretoria do Botafogo.
Carreira de Sampaoli no Brasil
O treinador já teve passagens de destaques treinando clubes brasileiros. Em 2017 foi anunciado pelo Santos, onde foi vice-campeão Brasileiro em 2019, atrás apenas do Flamengo de Jorge Jesus.
O argentino deixou o Santos no fim de 2019 e, em março de 2020, foi anunciado pelo Atlético-MG. Em Minas, o treinador conquistou o Campeonato Mineiro de 2020.
Após pouco mais de três anos no Brasil, Sampaoli seguiu para o Olympique de Marseille e depois para o Sevilla, antes de retornar ao país para comandar o Flamengo, em abril de 2023.
Pelo clube carioca, o desempenho não foi bom. O treinador até conseguiu levar o Rubro-Negro até a decisão da Copa do Brasil, mas acabou sendo superado pelo São Paulo de Dorival Júnior. A demissão do argentino aconteceu logo em seguida, no dia 28 de setembro de 2023.
Caso chegue a um acordo com o Botafogo, será o quarto clube a ser comandando por Jorge Sampaoli no Brasil, o segundo do Rio de Janeiro.