O Corinthians deve oficializar nas próximas horas a contratação do técnico português António Oliveira como substituto de Mano Menezes, demitido na última segunda-feira após sequência de resultados ruins no Paulistão.
Natural de Lisboa, capital de Portugal, Oliveira assumiu o Cuiabá após curta passagem pelo Coritiba no início do Brasileirão 2023 e foi responsável pela melhor campanha do Dourado na história da competição: o 12º lugar.
A multa rescisória dele é considerada baixa pela diretoria – R$ 1,1 milhão, segundo o portal GE.
O profissional de 41 anos tem carreira curta como treinador. A primeira experiência foi no Athletico-PR, entre 2020 e 2021. Antes de assumir o Cuiabá, Oliveira treinou o Benfica B e o Coritiba.
Jogador de pouca expressão no futebol português, António Oliveira encerrou a carreira em 2011, após passagem pelo Fabril Barreiro.
Após período de estudos, o lisboeta teve experiências como auxiliar-técnico trabalhando no Tractor Club, do Irã, Rudar, da Eslovênia, Kazma SC, do Kuwait, Santos e Athletico-PR.
Números de António Oliveira como técnico do Athletico-PR
Oliveira entregou o cargo em setembro de 2021 após a eliminação do Furacão para o Cascavel na semifinal do Campeonato Paranaense. No período, foram 21 jogos, com sete empates e 12 derrotas, rendendo em aproveitamento de 58%. Ele comandou a equipe na maior parte da campanha vitoriosa que rendeu o título da Copa Sul-Americana 2021.
Desempenho no Cuiabá
Oliveira comandou o Cuiabá em 36 jogos, com 15 vitórias, 10 empates e 11 derrotas e via Brasileirão classificou o time à Copa Sul-Americana 2024.
Na temporada 2024, o treinador comandou o Dourado em cinco jogos do Campeonato Mato-Grossense, com três vitórias e dois empates.