Home Tênis Quatro curiosidades sobre o Rio Open, que inicia neste final de semana

Quatro curiosidades sobre o Rio Open, que inicia neste final de semana

Décima edição do torneio de tênis carioca tem ingressos esgotados, fique por dentro de fatos

Beatriz Ojeda
Ex-atleta, formada em Letras e apaixonada por esportes desde sempre. Trabalho como redatora desde 2018, fazendo cobertura de mídia esportiva, futebol, tênis e esportes americanos. Sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para aliar as duas grandes paixões.

Rio Open chega a 10a edição do torneio (Buda Mendes/Getty Images)

O Rio Open acontecerá no Jockey Club Brasileiro iniciando no sábado (17). O torneio de tênis tem ingressos esgotados e conta com presença confirmada de Carlos Alcaraz e Stan Wawrinka. O campeonato se tornou um dos preferidos dos jogadores desde 2014 e já viu Rafael Nadal levantar o seu título, mas o jovem espanhol busca fazer história.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nunca teve um campeão brasileiro

Confirmados no sorteio, Thiago Wild, Gustavo Heide, João Fonseca e Thiago Monteiro buscam fazer história e serem os primeiros brasileiros a levantar o título. Entretanto, há opções de mais jogadores nacionais, pois Felipe Meligeni, Matheus Pucinelle e João Lucas Reis disputarão as qualificatórias.

Torneio diferente

Com sua primeira edição em 2014, o Rio Open é o primeiro ATP 500 na história do Brasil e único evento desta pontuação na América do Sul. No circuito masculino do tênis, apenas duas competições deste nível são disputadas em saibro, sendo Hamburgo na Alemanha e Barcelona na Espanha. O primeiro campeão da competição foi justamente Rafael Nadal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Carlos Alcaraz é recordista

Presente na chave do Rio Open, o espanhol Carlos Alcaraz participará pela quarta vez no torneio e tem uma relação especial com o campeonato. Em 2022, venceu Diego Schwartzman na final e se tornou o jogador espanhol mais jovem em conquistar um título ATP 500 aos 18 anos.

Rio Open nunca teve um bicampeão

Com 10 anos no circuito ATP, o Rio Open nunca viu um jogador levantar o seu troféu em duas ocasiões no simples. Nas duplas, há jogadores que levantaram o título por equipes ou Pablo Cuevas que detém o campeonato no individual e no coletivo, mas nunca o mesmo jogador teve um bicampeonato do torneio consagrado.

Até o momento, os países com mais títulos do Rio Open são Espanha com 6 conquistas e Argentina, com o mesmo número. Este dado inclui taças no simples e nas duplas.

PUBLICIDADE
Better Collective