Palmeiras vence o São Bernardo às vésperas de dérbi contra o Corinthians
Verdão escala muitos reservas, cria muitas chances e consegue a vitória magra no apagar das luzes com gol de Flaco López, que saíra do banco de reservas
Com time alternativo, o Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (15), no Estádio Primeiro de Maio, em duelo da nona rodada do Paulistão. O Verdão teve as melhores oportunidades da partida e sofreu com a falta de pontaria. No entanto, aos 42 do segundo tempo, brilhou a estrela do artilheiro Flaco López, que recebeu cruzamento de Estêvão e testou para o gol. Ambos os jogadores saíram do banco de reservas.
Com o resultado, o Palmeiras seguiu na liderança do Grupo B, com 17 pontos ganhos, cinco à frente da Ponte Preta, vice-líder. O São Bernardo seguiu na terceira colocação do Grupo D, com 12 pontos.
Primeiro tempo
O técnico Abel Ferreira escalou o Palmeiras com uma formação alternativa. O meia Raphael Veiga, com infecção ocular, foi baixa de última hora. A principal novidade foi Endrick, que fez a sua estreia pelo alviverde em 2024 após voltar do Pré-Olímpico com a seleção brasileira.
Mesmo com um time bastante modificado, o Palmeiras dominou a primeira metade do primeiro tempo e teve a primeira grande chance para abrir o placar aos três minutos. Rony recebeu longo lançamento de Marcos Rocha e arrematou para defesa de Alex Alves.
Aos 11, Rony tentou surpreender com gol de letra após cruzamento de Jhon Jhon, mas o goleiro do Bernô estava atento e fez a defesa.
O Verdão pediu pênalti, aos 19, após Endrick sofrer contato de Helder e cair dentro da área. O árbitro Luiz Flávio Oliveira deixou o jogo seguir e o VAR não recomendou a revisão.
Após a pausa forçada, o Palmeiras seguiu levando perigo. Aos 31, Endrick finalizou cruzado, perto da trave. O São Bernardo respondeu aos 38 em voleio de Helder. Marcelo Lomba defendeu sem problemas.
Segundo tempo
O Palmeiras teve a primeira boa chance para abrir o placar na etapa final. Aos cinco, o zagueiro Murilo foi à linha de fundo e cruzou. A bola passou por Gabriel Menino e Endrick que não conseguiram finalizar.
Aos 12, Gabriel Menino cruzou com perfeição e Rony mandou de voleio por cima do gol.
Abel Ferreira promoveu duas mudanças aos 20, trocando Luis Guilherme e Gabriel Menino, respectivamente, para as entradas de Estêvão e Richard Ríos.
Endrick, aos 25, disparou forte chute de fora da área, Alex Alves defendeu e no rebote, Rony mandou para fora.
O treinador palmeirense seguiu fazendo alterações, colocando Piquerez e Flaco López, respectivamente, nas vagas de Vanderlan e Endrick.
O Palmeiras seguiu com o domínio das ações ofensivas. Aos 30, Jhon Jhon arrematou de fora da área e Alex Alves espalmou.
No minuto seguinte, o garoto Estêvão limpou a marcação e chutou perto da trave.
A pressão era toda alviverde. A equipe tentou surpreender pelo alto. Aos 33, Ríos cruzou e Murilo testou para defesa de Alex Alves.
A superioridade palmeirense, enfim, foi confirmada aos 42. Estêvão levantou na área e Flavo López aproveitou saída errada de Alex Alves para testar para o gol.
Nos minutos finais, o Bernô tentou o empate, mas sucumbiu à forte marcação palmeirense.
Próximos jogos de São Bernardo e Palmeiras
O São Bernardo volta a campo na próxima segunda-feira (19), às 19h, contra o Santo André, no Primeiro de Maio. Já no domingo (18), às 18h, o Palmeiras faz o clássico contra o Corinthians, na Arena Barueri. Ambos os jogos são válidos pela nona rodada do Paulistão.